A influenciadora digital Gkay compartilhou recentemente um relato sobre como repensou sua relação com intervenções estéticas após um período em que recorria a procedimentos de forma compulsiva. Durante entrevista ao podcast Grande Surto, de Fernanda Paes Leme, ela revelou que o ponto de virada foi o impacto emocional de um alerta feito por sua mãe, Maria das Graças.
“Minha mãe chegou a dizer: ‘Eu não acompanho mais você em nenhuma cirurgia. Não tenho saúde mental para esperar sua volta de uma sala de cirurgia’. Isso me fez refletir. O excesso de procedimentos não afetava só a mim, mas também a vida de quem estava em volta”, desabafou a influenciadora.
O momento marcou o início de uma mudança significativa em sua relação com a própria imagem, levando Gkay a adotar uma abordagem mais saudável em relação à aparência. Em 2023, ela reverteu procedimentos como a harmonização facial e o preenchimento labial, buscando uma aparência mais natural.
Pressão estética e lições aprendidas com a mãe
Gkay também relatou outro episódio marcante envolvendo sua mãe. Após realizar o sonho de Maria das Graças de fazer uma abdominoplastia, a influenciadora incentivou a mãe a realizar outros procedimentos que ela não desejava, como um ajuste nos seios. Foi nesse momento que Gkay percebeu a diferença entre suas próprias inseguranças e a aceitação da mãe em relação ao corpo.
“O peito da minha mãe é caído, porque é o peito de uma mulher que já amamentou, que é mais velha. Fiquei pensando: como minha mãe não tem problema com o peito dela? Eu tinha problemas com coisas que ela não tinha. Estava fazendo pressão nela sobre algo que ela nem queria”, lembrou Gkay.
O reconhecimento do impacto de suas atitudes não apenas no próprio corpo, mas também na relação com as pessoas próximas, levou a influenciadora a reconsiderar seus valores sobre beleza. Hoje, Gkay reflete sobre como padrões estéticos podem ser prejudiciais, tanto para a saúde física quanto emocional.