Desde o primeiro trailer do aguardado longa da Legendary, Godzilla: O Rei dos Monstros, talvez uma das coisas que mais tenha chamado a atenção dos espectadores seja um enorme pássaro vermelho surgindo das profundezas de um vulcão adormecido, destruindo todos os jatos e aviões que ele encontra pelo caminho, que aliás não chegam ao tamanho de suas enormes patas ou de suas asas que parecem emitir chamas de dentro da pele.

Bem, o seu nome é Rodan, ele é um monstro que se assemelha a um enorme pterossauro que anda de pé sobre suas duas patas. Rodan geralmente tem a pele marrom ou vermelha com um peito todo espetado e geralmente possui de dois ou três chifres na parte de trás da cabeça.

Ele já foi tanto um aliado quanto um inimigo para o Godzilla, de fato depende do filme do filme em questão, também já houveram algumas vezes que ele não passou de um dos soldados de outro monstro ainda mais poderoso. Sua primeira aparição inclusive foi em seu próprio longa-metragem, Rodan! O Monstro do Espaço, e depois ele foi inserido ao cânone do Godzilla como um monstro recorrente nos filmes dele.

Mas enfim, vamos conhecer um pouco mais da história deste gigante pássaro de fogo no cinema.

ERA SHŌWA (1956–1975)

Como dito anteriormente, a primeira aparição dele se deu em seu próprio filme, Rodan! O Monstro do Espaço. Entretanto, haviam dois Rodans neste longa, uma Fêmea e um macho, sendo ambos companheiros. Eles foram despertados dentro de uma mina de mineração em Kitamatsu, juntamente com um enxame de insetos pré-históricos chamados de Meganulons. O primeiro Rodan eclodiu de um ovo localizado dentro de uma caverna subterrânea e começou a devorar vários Meganulons antes de voar para fora da caverna.

Já em Ghidrah, O Monstro Tricéfalo, Rodan retorna, mas somente um deles, entretanto, não é possível saber se este é um dos sobreviventes do longa de 1956 ou um monstro inteiramente novo. Mas enfim, ele desperta pelo gás vulcânico acumulado sob o Monte Aso, ele então foge da crosta do vulcão e começa a lutar contra Godzilla, então Mothra chega e convoca os dois monstros há unirem forças para derrotarem King Ghidorah. Inicialmente ambos acabam rejeitam o apelo de Mothra, mas depois retornam para ajudá-la na batalha contra o maligno monstro de três cabeças.

Em A Guerra dos Monstros, Rodan juntamente com o Godzilla são transportados para o Planeta X. Onde lá eles enfrentam novamente o King Ghidorah antes de acabarem sendo controlados mentalmente por uma raça alienígena e enviados para destruir as cidades da Terra. Entretanto, o controle mental sobre os dois foi quebrado e eles uniram forças novamente para derrotar o Ghidorah.

Rodan aparece novamente em O Despertar dos Monstros, sendo controlado novamente por uma raça alienígena para causar destruição da na terra, com isso ele acaba indo para Moscow e ataca a cidade, até o controle mental ser quebrado e ele novamente se recuperar totalmente e junto com os outros monstros, derrota King Ghidorah.

O monstro apareceu novamente na era Shōwa nos filmes, Godzilla vs. Gigan, Godzilla vs. Megalon e Terror do Mechagodzilla, contudo, ele aparece apenas em filmagens reusadas dos longas anteriores e sem nenhum papel verdadeiramente significativo na história nestes três filmes citados.

ERA HEISEI (1993)

Rodan retornou em Godzilla vs. Mechagodzilla 2, onde procurou proteger o Baby Godzilla, cujo ovo estava em seu ninho a princípio. o grande pássaro de fogo desempenhou um papel vital no clímax do filme, sacrificando sua própria vida para reviver Godzilla, que antes era o seu inimigo, transferindo sua energia vital para ele, com isso, Godzilla conseguiu derrotar o MechaGodzilla e retornou para o mar junto com seu filho.

ERA MILLENNIUM (2004)

Em Godzilla: Final Wars, Rodan é usado como uma arma de destruição em massa por uma raça alienígena através do controle mental. Ele aparece pela primeira vez causando estragos na cidade de Nova York, utilizando suas famosas habilidades supersônicas para destruir edifícios e tudo que aparecesse pelo seu caminho, e mais tarde acaba enfrentando o Godzilla no longa.

MONSTERVERSE

Assim como o Godzilla e o Kong, Rodan faz parte de uma espécie pré-histórica de criaturas, chamadas de Titãs. Ele irá aparecer no aguardado Godzilla: O Rei dos Monstros, onde podemos ver que ele desperta de dentro de um vulcão que estava inativo, sai dele e então entra para o combate entre Godzilla, King Ghidorah e Mothra.

APARIÇÕES:

O gigante pássaro de fogo já apareceu em diversos filmes, e sempre como aliado ou antagonista do Godzilla, com isso, confira abaixo a lista de todos os filmes onde o Rodan já apareceu. Listamos eles na ordem em que foram lançados.

  1. Rodan! O Monstro do Espaço
  2. Ghidrah, O Monstro Tricéfalo
  3. A Guerra dos Monstros
  4. O Despertar dos Monstros
  5. Godzilla vs. Gigan
  6. Godzilla vs. Megalon
  7. O Terror do Mechagodzilla
  8. Godzilla vs. Mechagodzilla II
  9. Godzilla A Batalha Final
  10. Godzilla: O Rei dos Monstros

E então? Ansiosos para verem o Rodan em ação no vindouro filme do Godzilla?

Comente!