O cinema perdeu um de seus grandes talentos. Graham Greene, ator canadense aclamado por seu papel em Dança com Lobos (1990), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, morreu aos 73 anos. O falecimento ocorreu na segunda-feira (1º), em um hospital de Toronto, após uma longa batalha contra uma doença.
Seu agente, Michael Greene, confirmou a notícia em um comunicado. “Ele era um grande homem de moral, ética e caráter e fará muita falta”, declarou.
Uma carreira pioneira em Hollywood
Nascido na Reserva das Seis Nações, no Canadá, Graham Greene foi uma figura pioneira, creditado por abrir portas para atores indígenas na indústria do entretenimento. A fama mundial veio com o papel de Pássaro Esperneante (Kicking Bird) em Dança com Lobos, no qual contracenou com Kevin Costner e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Versatilidade em papéis marcantes
Ao longo de mais de quatro décadas de carreira, Greene acumulou papéis em grandes sucessos de bilheteria e produções aclamadas. Ele atuou em filmes como Maverick (1994), Duro de Matar: A Vingança (1995) e A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009).
Na televisão, seu currículo é igualmente extenso, com participações em séries clássicas e recentes. Seus últimos trabalhos incluem as séries Echo, da Disney+, e Tulsa King, do Paramount+.
‘Não gosto de ser rotulado’
Em uma entrevista em 2021, o ator falou sobre sua busca constante por diversidade na carreira. “Eu tendo a seguir em frente (…) e assumir papéis únicos e diferentes”, disse ele. “Já interpretei Deus duas vezes. Já interpretei juízes, advogados, médicos, policiais e detetives. Não gosto de ser rotulado.”
Com seu humor característico, ao ser perguntado qual papel ainda gostaria de interpretar, ele foi direto: “Aquele que paga mais”. Graham Greene deixa a esposa, Hilary Blackmore, e uma filha.