O doloroso anúncio do adiamento de Grand Theft Auto 6 para novembro de 2026 abalou a comunidade gamer. Imediatamente, muitos fãs associaram o atraso às recentes e controversas demissões na Rockstar Games, supostamente ligadas a vazamentos e tentativas de sindicalização.
No entanto, os principais insiders da indústria de games, Tom Henderson e Jason Schreier, vieram a público para desmentir essa teoria. Segundo eles, o atraso não é uma reação repentina às demissões e já era esperado e planejado há meses pela Rockstar e sua empresa-mãe, a Take-Two.
‘Rockstar são perfeccionistas’, diz Tom Henderson
Tom Henderson, do Insider Gaming, que há semanas alertava em suas redes sociais e podcast sobre a alta probabilidade de um adiamento, explicou que a cultura do estúdio é o principal fator.
“A Rockstar Games são perfeccionistas, e a Take-Two não impõe restrições para que eles adiem se sentirem que precisam”, escreveu Henderson no X (antigo Twitter). Ele respondeu a um fã que questionava se o atraso era uma tática pós-demissões, afirmando que “GTA 6 nunca esteve realmente adiantado/no prazo, como a maioria dos jogos.”
Jason Schreier: ‘Atraso foi anunciado hoje por causa dos resultados financeiros’
Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, corroborou a informação e foi ainda mais direto sobre o timing do anúncio, separando os dois eventos:
“Este atraso não foi devido às demissões de quinta-feira passada”, afirmou Schreier em um post no ResetEra. “O jogo não atrasou 6 meses porque 34 pessoas foram demitidas há uma semana. Ele foi anunciado hoje porque a Take-Two divulgou seus resultados financeiros hoje.“
Schreier ponderou, no entanto, que embora as demissões não tenham causado este atraso, as suas consequências (como perda de moral, vagas abertas e batalhas legais) podem “certamente ter um impacto de longo prazo no projeto e levar a mais prazos perdidos no futuro”.
Conclusão: Um atraso calculado
O consenso entre os insiders é que o adiamento de GTA 6 foi uma decisão estratégica e calculada pela Rockstar e Take-Two, provavelmente decidida há semanas ou meses, para garantir o nível de polimento que o estúdio exige. A proximidade com as demissões polêmicas foi uma infeliz coincidência de calendário, ditada pela necessidade de comunicar a nova janela de lançamento aos investidores durante a chamada de resultados financeiros.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

