A guerra dos consoles acabou? Em um movimento que abala os pilares da indústria, a Microsoft anunciou oficialmente que a franquia Halo, símbolo máximo do Xbox por mais de duas décadas, está chegando ao PlayStation. O marco histórico acontecerá com Halo: Campaign Evolved, um remake completo da campanha do jogo original, Halo: Combat Evolved, que será lançado no próximo ano para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
O anúncio, feito nesta sexta-feira (24), confirma a nova estratégia multiplataforma da Microsoft e representa um dos momentos mais significativos na história dos videogames, quebrando uma das exclusividades mais longas e defendidas do setor.
Um remake completo na Unreal Engine 5 com co-op para 4
Halo: Campaign Evolved não será um simples port. O jogo está sendo totalmente refeito do zero na Unreal Engine 5, prometendo visuais remasterizados em 4K. Além da repaginação gráfica, a nova versão trará novidades importantes:
- Cooperativo para 4 jogadores: Pela primeira vez, a campanha clássica poderá ser jogada com até quatro amigos online.
- Novo conteúdo de história: A Microsoft promete “novo conteúdo de história”, indicando possíveis expansões ou aprofundamentos na trama original.
- Armas e veículos amados: O arsenal e os veículos clássicos da série estarão presentes, totalmente remasterizados.
‘Começar onde tudo começou’
A decisão de iniciar a jornada multiplataforma de Halo com o primeiro jogo foi estratégica. “Queríamos começar onde tudo começou, com a campanha original que definiu Halo”, explicou o produtor executivo Damon Conn. “Começar aqui significa que pessoas que nunca jogaram antes poderão entender a história desde o início, e isso pode nos ajudar a traçar um curso adiante com novas histórias de Halo.”
O diretor criativo, Max Szlagor, acrescentou que o foco exclusivo na campanha permitiu à equipe “capturar a atmosfera, o tom – o impacto emocional do que tornou a primeira campanha tão especial e icônica”.
Ajustes para ‘aprimorar’ a experiência clássica
Embora o objetivo seja recriar a campanha clássica, a equipe fará alguns ajustes para “aprimorar” a experiência, baseados no feedback recebido com Halo: Combat Evolved Anniversary.
“Aprendemos (…) que ainda havia um apetite por coisas como melhor orientação, navegação e diversidade nos encontros com inimigos”, disse Szlagor. Ele citou o infame nível “The Library” como exemplo, onde o ritmo será reavaliado e a narrativa ambiental aprimorada, inclusive com novas falas para o monitor Guilty Spark. “Não estamos mudando as histórias, trata-se de refinar e adicionar contexto”, garantiu.
O primeiro trailer de Halo: Campaign Evolved já foi divulgado, mostrando o visual repaginado na Unreal Engine 5. O lançamento está previsto para 2026.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

