A lendária atriz britânica Helen Mirren, de 79 anos, não mediu palavras e ligou o “modo sincerão” durante um bate-papo franco sobre beleza e envelhecimento em Hollywood. O debate ocorreu nesta sexta-feira (30/5) em uma mesa redonda organizada pela revista The Hollywood Reporter, que reuniu, além da vencedora do Oscar por ‘A Rainha’ (2006), outras atrizes de peso como Kathy Bates, Niecy Nash-Betts, Parker Posey, Keri Russell e Cristin Milioti. A afirmação de Mirren de que “nenhuma de nós é bonita” gerou reações imediatas e um diálogo revelador.
“Você nunca vai conseguir trabalho”: A pressão estética no início da carreira de Mirren
O tema da aparência surgiu quando Helen Mirren relembrou um episódio do início de sua carreira, nos seus 20 e poucos anos, quando foi aconselhada a realizar um procedimento estético para se adequar aos padrões da indústria. “Me disseram para fazer uma plástica no nariz”, recordou a atriz. “Alguém falou: ‘Você nunca vai conseguir trabalho se não fizer uma plástica no nariz’.”
A resposta de Mirren na época, no entanto, foi uma recusa firme: “Eu disse ‘não’. Eu nem queria ser uma atriz bonita, de qualquer forma. Eu escolhi não ser tão bonita”. Essa declaração inicial já estabeleceu o tom direto e, por vezes, provocador de suas reflexões sobre o tema.
O debate se acende: “Nenhuma de nós é bonita”, dispara Helen Mirren
A conversa evoluiu com outras atrizes compartilhando suas perspectivas. Niecy Nash-Betts, por exemplo, expressou uma visão mais fluida: “Eu adoro brilhar na minha vida real. Na frente das câmeras, tanto faz. Quero parecer um cachorro. Não me incomoda desaparecer em alguns desses papéis.” Ela ainda complementou, dizendo sentir “pena de quem foi bonito a vida inteira. Porque, se é isso que define você, tem que manter isso a vida toda?”. Kathy Bates, por sua vez, destacou que a beleza transcende o físico: “Não sei se vocês passam pela mesma coisa, mas quando vejo uma atuação incrível, não importa a aparência da pessoa — ela é linda”.
Foi então que Helen Mirren retomou a palavra com uma afirmação que surpreendeu as colegas: “Olhando para os nossos rostos aqui nesta mesa, nenhuma de nós é bonita”. Diante da perplexidade, ela insistiu e clarificou seu ponto de vista: “Não somos. Nenhuma de nós é bonita. Todas nós temos rostos muito diferentes, rostos muito interessantes”. Para Mirren, a beleza convencional, como é frequentemente retratada e exigida, não se aplicava ao grupo ali presente, que se destacaria por outras qualidades.
As reações à franqueza de Mirren: Entre a concordância e o bom humor
A declaração de Helen Mirren não passou incólume. Kathy Bates foi a primeira a rebater, com um toque de humor e autoafirmação: “Ah, para com isso! Eu me sinto mais bonita agora do que em toda a minha vida”. Keri Russell tentou contemporizar e entender a perspectiva de Mirren: “Sei o que você quer dizer. Tipo, beleza de modelo?”.
Mas Mirren manteve sua posição: “Todas nós sabemos o que é ser ‘bonita'”, dando a entender que se referia a um padrão estético específico e, talvez, superficial. A conversa se encerrou com uma nota de leveza, quando Keri Russell brincou, aos risos, sobre a reação de Bates à fala da colega britânica: “A Kathy [Bates] tá tipo: ‘Fale por você'”.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

