O lendário criador de games, Hideo Kojima, fez uma crítica contundente ao estado atual da indústria de jogos de grande orçamento (AAA), afirmando estar “decepcionado” com a falta de originalidade e com o fato de que muitos títulos hoje em dia “parecem e se jogam da mesma forma”. Em uma nova e sincera entrevista, o gênio por trás de franquias como Metal Gear Solid e Death Stranding também revelou que não pretende jogar o remake de Metal Gear Solid 3 e alfinetou outros estúdios por sua falta de conhecimento prático.

A declaração foi dada em uma entrevista à varejista de moda canadense SSENSE. Kojima contou que, ao assistir à apresentação do Summer Game Fest, teve a sensação de que todos os jogos exibidos envolviam lutar contra alienígenas ou monstros medievais. “Até o visual e os sistemas são praticamente os mesmos”, disse ele. “E muitas pessoas gostam disso, eu entendo, mas é importante trazer algo realmente novo para a indústria.”

A “decepção” com a falta de originalidade

Por conta dessa “mesmice criativa”, Kojima revelou que não joga muitos títulos de grande orçamento atualmente, pois os considera “seguros e chatos”. Para ele, os trabalhos mais interessantes e inovadores vêm da cena de jogos independentes.

Quando questionado se jogaria o aguardado remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, jogo que ele mesmo criou, mas que está sendo refeito pela Konami, sua ex-empresa, a resposta foi curta e direta: ele teria rido e dito “não, não vou”.

A alfinetada em outros estúdios

Kojima também relembrou uma anedota na qual visitou um estúdio famoso, que não quis nomear, para dar consultoria sobre um novo jogo de ação furtiva. Ele conta que não ficou impressionado com o que viu e criticou a falta de pesquisa de muitos desenvolvedores. “Pessoas que criam jogos militares provavelmente não sabem como desmontar ou atirar com uma arma. Então isso é meio triste”, afirmou. Questionado se ele mesmo saberia, a resposta foi típica de Kojima: “Sim, porque eu também tenho feito esse treinamento e aprendido muitas maneiras de matar pessoas.”

O futuro no espaço?

A busca incessante de Kojima por inovação ficou clara no início deste mês, quando ele declarou que seu sonho é se tornar o primeiro desenvolvedor a criar um jogo no espaço, diretamente da Estação Espacial Internacional. A ambição, por mais excêntrica que pareça, reforça a mensagem de sua nova entrevista: enquanto a indústria de games parece, para ele, olhar para as mesmas fórmulas, Hideo Kojima já está, literalmente, olhando para as estrelas.

Mostrar menosContinuar lendo