Hideo Kojima, um dos desenvolvedores de jogos mais reverenciados do mundo, teceu grandes elogios à Sandfall Interactive, o estúdio francês por trás do aclamado RPG “Clair Obscur: Expedition 33”. Para Kojima, o tamanho reduzido da equipe do estúdio é o “ideal” para a criação de jogos, uma reflexão que contrasta com o crescimento de sua própria empresa, a Kojima Productions.
“33 membros e um cachorro”: o modelo ideal de Kojima
Em uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa, que contou com a presença do site Dexerto, Hideo Kojima explicou que sua equipe na Kojima Productions “cresceu” para mais de 200 desenvolvedores nos últimos anos para dar conta de projetos como “Death Stranding 2: On The Beach”. No entanto, ele confessou que prefere trabalhar com equipes menores.
Foi nesse momento que ele elogiou a Sandfall Interactive. “Eles têm apenas 33 membros na equipe e um cachorro. Esse é o meu ideal quando crio algo em equipe”, declarou Kojima, em uma fala que reflete sua filosofia de design mais autoral e concentrada. “A criação agora se tornou muito maior. É uma espécie de guerra entre o quão eficiente você pode ser com uma equipe pequena, mas você precisa torná-la grandiosa.”
O debate sobre o tamanho da equipe
A fala de Kojima, no entanto, toca em um debate recente na indústria. Embora a equipe principal da Sandfall Interactive seja, de fato, composta por cerca de 30 a 40 funcionários, os créditos de “Expedition 33” listam centenas de colaboradores de estúdios parceiros e terceirizados que trabalharam em áreas como animação, controle de qualidade e captura de performance.
Críticos argumentam que, embora o núcleo seja pequeno, a alegação de que um jogo AAA tão polido foi feito por apenas 33 pessoas não é totalmente precisa e ofusca o trabalho de centenas de outros profissionais, um modelo de desenvolvimento colaborativo que é cada vez mais comum na indústria global.
O sucesso estrondoso de “Expedition 33”
Independentemente do tamanho total da equipe, o sucesso de “Clair Obscur: Expedition 33” é inegável. Lançado em 24 de abril deste ano, o RPG de turno com inspiração na Belle Époque foi um fenômeno de crítica, alcançando uma impressionante nota 93 no Metacritic na versão de PS5.
As vendas acompanharam o sucesso, com o jogo atingindo 1 milhão de cópias vendidas nos primeiros três dias. Pouco mais de um mês depois, a Sandfall anunciou que o jogo já havia vendido 3,3 milhões de cópias. O sucesso foi tanto que até o presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou o estúdio. “Um milhão de cópias vendidas e atualmente um dos jogos mais bem avaliados da história, e sim, é francês. Vocês são um exemplo brilhante da audácia e criatividade francesas”, escreveu o presidente na época.