Kojima reforça sua visão criativa: “Não estou interessado em agradar a todos”

Para quem conhece a mente por trás de Metal Gear Solid e Death Stranding, as ideias excêntricas de Hideo Kojima não são nenhuma novidade. Mas o diretor japonês voltou a deixar clara sua postura criativa em uma entrevista à revista Edge: fazer um jogo universalmente aceito nunca foi seu objetivo.

“Não altero temas ou a história com base no feedback”, afirmou Kojima. “Claro, quero que as pessoas joguem meu jogo, então preciso ouvi-las até certo ponto. Mas não estou interessado em fazer algo que agrade a todos.”

Críticas? Só se forem técnicas

Kojima esclareceu que aceita críticas técnicas — como ajustes de câmera ou fluidez de controles —, mas as ideias centrais de seus projetos permanecem inalteradas, mesmo diante de reações negativas. Segundo ele, cerca de 60% dos jogadores que testaram o primeiro Death Stranding o consideraram terrível. E, surpreendentemente, Kojima considera esse dado “um bom equilíbrio”.

Esse número pode chocar alguns desenvolvedores tradicionais, mas para Kojima, a arte está justamente na divisão de opiniões. E isso se reflete nos próprios conceitos do jogo: Death Stranding colocou o jogador na pele de um entregador em um mundo pós-apocalíptico, enfrentando monstros invisíveis com granadas feitas de fluidos corporais e estabelecendo conexões entre abrigos em um sistema de rede social ficcional.

A ousadia que resiste à indústria

Enquanto a maioria das grandes publicadoras de jogos AAA prefere apostar em fórmulas seguras e franquias consagradas, Kojima se mantém como um bastião da estranheza autoral no mainstream. Até Norman Reedus, protagonista de Death Stranding, já afirmou: “Não acho que alguém possa entender o que se passa na cabeça de Hideo Kojima”.

Com o lançamento de Death Stranding 2: On The Beach a caminho, e também envolvido no enigmático OD (em parceria com a Xbox Game Studios), Kojima mostra que ainda aposta no inesperado — mesmo que parte do público torça o nariz. E para ele, está tudo bem assim.

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