História de Silent Hill f será uma luta contra a repressão feminina no Japão dos anos 60

Produtor de Silent Hill f revela os temas do jogo. Saiba por que a história se passa nos anos 60 e o que esperar do novo terror da Konami.
História de Silent Hill f será uma luta contra a repressão feminina no Japão dos anos 60 História de Silent Hill f será uma luta contra a repressão feminina no Japão dos anos 60
Konami

Faltando poucas semanas para seu lançamento, Silent Hill f teve um de seus maiores mistérios revelado: o motivo por trás de sua intrigante ambientação no Japão da década de 1960. Em uma nova entrevista, o produtor da série, Motoi Okamoto, explicou que a escolha da época está diretamente ligada ao tema central do jogo: a luta de uma jovem contra a repressão social.

‘Uma jovem reprimida’ contra uma era

Em conversa com o site PC Gamer durante a Gamescom 2025, Okamoto descreveu a protagonista, Hinako Shimizu, como “uma jovem reprimida”. A jornada dela, segundo ele, será o motor da narrativa. “O foco que colocamos na história, e para Hinako, é como ela reúne a coragem para combater a repressão”, afirmou o produtor.

LEIA TAMBÉM  Silent Hill f é história separada da franquia e pode ser aproveitada por todos, diz Konami

Ele explicou que a década de 60 foi um período crucial para essa temática no Japão, tornando-se o cenário perfeito para o horror psicológico da franquia.

“A década de 1960 foi uma época em que esse tipo de repressão era predominante, mas também é uma das eras marcantes na história japonesa para os movimentos pelos direitos das mulheres”, contextualizou Okamoto. A ideia é usar esse conflito histórico como pano de fundo para o trauma da protagonista, algo tradicional na série, como visto com o herói torturado de Silent Hill 2, James Sunderland.

LEIA TAMBÉM  'Silent Hill f' será um retorno ao 'terror 100% japonês', revelam produtores

‘A fronteira entre o passado e a mitologia’

Além da forte base temática, o diretor do jogo, Al Yang, explicou que há um motivo estético para a escolha da época. Segundo ele, os anos 60 criam uma sensação de familiaridade e estranhamento ao mesmo tempo.

“Essa era também foi escolhida porque era distante o suficiente no passado para que as pessoas reconhecessem algumas coisas”, observou Yang. “Então você consegue reconhecer um telefone, mas talvez nunca tenha usado um telefone de disco antes. É simplesmente a fronteira entre o passado e a mitologia.”

LEIA TAMBÉM  Silent Hill F: Konami anuncia data, mostra gameplay e detalha terror japonês dos anos 60

Essa mistura de terror psicológico com um pano de fundo histórico denso promete ser um dos pontos altos de Silent Hill f. O jogo tem lançamento confirmado para o dia 25 de setembro de 2025, e chegará para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor