Durante a cerimônia do Oscar 2025 neste domingo (02), Ainda Estou Aqui se tornou o primeiro filme do Brasil a vencer a categoria de Melhor Filme Internacional. O filme de Walter Salles concorria com Emilia Pérez (França), Flow (Lituânia), A Garota da Agulha (Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
O longa foi um grande sucesso no Brasil, e garantiu indicações inesperadas em Melhor Filme e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, a história acompanha a vida da advogada Eunice Paiva, que luta para manter sua família erguida após o sumiço de seu marido durante o período da Ditadura Militar.
“É uma honra receber esse prêmio. Esse Oscar vai para uma mulher, que depois de uma perda tão grande em um regime autoritário, decidiu não se dobrar e não desistir. É para Eunice Paiva! E é para Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor Walter Salles no discurso após a vitória.
O elenco do filme inclui Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Barbara Luz, Olivia Torres, Valentina Herszage, Luisa Kovoski, Maitê Padilha e Guilherme Silveira.
A cerimônia dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas segue em exibição neste domingo, em Los Angeles. A cerimônia tem como host o célebre apresentador Conan O’Brien.