O mundo do cinema está de luto. Após a notícia da morte do lendário ator e diretor Robert Redford, aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (16), uma onda de homenagens de colegas, amigos e admiradores tomou conta das redes sociais. Celebridades de Hollywood e de outras áreas da cultura prestaram tributo ao ícone, celebrando não apenas sua carreira brilhante como ator e diretor, mas também seu legado transformador como fundador do Festival de Sundance.
Robert Redford faleceu em sua casa, em Utah, “o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava”, segundo sua assessora. Ele deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas.
Robert Redford has passed away. He was part of a new and exciting Hollywood in the 70s and 80s. Hard to believe he was 89.
— Stephen King (@StephenKing) September 16, 2025
Homenagens ao criador que mudou o cinema independente
Muitas das homenagens destacaram o papel fundamental de Robert Redford como um visionário que mudou a indústria para sempre com a criação do Festival de Sundance. A atriz vencedora do Oscar, Marlee Matlin, cujo filme No Ritmo do Coração (Coda) foi impulsionado pelo festival, foi uma das primeiras a se manifestar.
“Meu filme chamou a atenção de todos por causa do Sundance. E o Sundance aconteceu por causa de Robert Redford. Um gênio se foi. Descanse em paz”, escreveu ela no X. O diretor Ron Howard ecoou o sentimento: “Obrigado, Robert Redford, uma figura cultural tremendamente influente (…) por lançar o Festival de Sundance, que impulsionou o movimento do cinema independente nos Estados Unidos.”
#RIPDonaldSutherland. I was blessed to direct him in #Backdraft. One of the most intelligent, interesting & engrossing film actors of all time. Incredible range, creative courage & dedication to serving the story & the audience with supreme excellence. https://t.co/kw601XQ6uh
— Ron Howard (@RealRonHoward) June 20, 2024
A lembrança de um ícone do cinema
Como ator, ele foi lembrado como o rosto de uma geração de ouro de Hollywood. O escritor Stephen King o descreveu como “parte de uma nova e empolgante Hollywood dos anos 70 e 80”. A atriz e apresentadora Rosie O’Donnell postou uma foto de Redford com Barbra Streisand em Nosso Amor de Ontem (1973) e escreveu uma referência emocionada ao filme: “Oh, Hubbell – nunca mais seremos os mesmos”.
Our film, CODA, came to the attention of everyone because of Sundance. And Sundance happened because of Robert Redford. A genius has passed. RIP Robert. pic.twitter.com/nwttVD1GvL
— Marlee Matlin (@MarleeMatlin) September 16, 2025
‘Um impacto eterno’ na cultura americana
Além de seu trabalho nas telas, Redford foi celebrado por seu impacto cultural e ativismo. A autora Marianne Williamson escreveu que “poucas pessoas fizeram mais em suas vidas para contribuir com a sociedade americana”. O ator indicado ao Oscar, Colman Domingo, agradeceu a Redford por “seu impacto eterno”. “Será sentido por gerações. Descanse em paz”, declarou. A lenda de Star Trek, William Shatner, também enviou suas condolências à família.