Na manhã deste sábado (17), o Hospital Albert Einstein divulgou a causa da morte de Silvio Santos, fundador do SBT, por meio de um boletim médico. De acordo com a instituição, o apresentador faleceu às 4:50 da manhã, devido a uma broncopneumonia desencadeada pela infecção por H1N1. Silvio já havia sido internado no mês anterior por conta dessa mesma infecção.
Durante sua segunda internação, Silvio Santos permaneceu hospitalizado por 17 dias, enfrentando uma série de complicações relacionadas à doença. O agravamento de seu quadro de saúde levou à broncopneumonia, condição que se mostrou fatal para o apresentador de 93 anos. O apresentador e fundador do SBT faleceu aos 93 anos, após uma luta contra problemas de saúde que se intensificaram no último mês. Silvio Santos deixa um legado incomparável na história da TV, sendo um dos comunicadores mais queridos e respeitados do país.
Os primeiros sinais de que a saúde de Silvio Santos estava fragilizada surgiram no mês passado, quando o apresentador foi internado para tratar um quadro de Influenza A. A notícia da internação foi confirmada pelo SBT na quinta-feira (18), após a emissora inicialmente negar a hospitalização. Em nota oficial lida pela apresentadora Michelle Barros no programa “Chega Mais”, o SBT informou que Silvio estava sendo medicado e que a família agradecia o carinho de todos.
Silvio Santos retornou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, no início deste mês para realizar exames de imagem. Apesar das declarações otimistas da assessoria do SBT, que afirmava que o apresentador estava bem e fazendo brincadeiras, o estado de saúde dele continuava preocupando os médicos. A família Abravanel se manteve unida durante esse período, com Patrícia Abravanel, filha de Silvio, confirmando à imprensa que o pai estava melhorando, mas sem especificar uma data para a alta hospitalar.
A última atualização pública sobre o estado de saúde de Silvio Santos foi dada por seu neto, Tiago Abravanel, durante a noite de autógrafos do novo livro de Preta Gil, na última quarta-feira (14). Tiago revelou que o avô estava apresentando sinais de melhora e sendo bem assistido pela equipe médica do hospital e pela família. “A fé traz muita esperança. A gente tem esperança de que ele fique bem logo”, disse Tiago, destacando a importância da união familiar e da fé nesse momento delicado.