O palco do Summer Game Fest, neste sábado, 7 de junho, foi palco de uma revelação que promete assombrar os fãs de terror. “ILL”, um novo e visceral jogo de horror em primeira pessoa, foi anunciado com um trailer que destaca seu fotorrealismo e uma abordagem brutalmente explícita à violência e à sobrevivência. O título é o projeto de estreia do estúdio Team Clout, que chega ao mercado sob o selo editorial Mundfish Powerhouse, da mesma desenvolvedora de “Atomic Heart”.
Terror visceral em um forte de pesquisa abandonado
“ILL” transporta os jogadores para os corredores claustrofóbicos de um enorme forte de pesquisa que foi dominado por uma entidade misteriosa. O objetivo é simples, mas a execução será, ao que tudo indica, um pesadelo: sobreviver às “Aberrações” aterrorizantes que agora habitam o local, enquanto desvenda os segredos por trás da catástrofe.
O grande destaque do jogo, conforme apresentado no trailer, é seu sistema de desmembramento brutal e dinâmico. A equipe de desenvolvimento, composta por especialistas no gênero de terror, promete uma experiência onde os jogadores podem mutilar e despedaçar os monstros de forma realista. “Ao derrotar vários inimigos enquanto explora este forte, você deixa carne em pedaços, ossos expostos e carcaças evisceradas pelo caminho”, descreve o material de divulgação.
Imersão através da tecnologia e da interação
A Team Clout pretende criar uma experiência que “penetre na sua consciência e exponha seus verdadeiros medos”. Para isso, o estúdio está investindo em tecnologias de imersão de ponta. “ILL” contará com um sistema de áudio binaural, que cria uma percepção de som 3D e promete amplificar o impacto de cada susto e ruído ambiente.
Além do som, a física realista será um pilar da jogabilidade. O ambiente não será apenas um cenário, mas uma parte ativa do jogo. As ações dos jogadores e a movimentação das criaturas podem causar reações em cadeia, e os monstros poderão usar objetos do cenário para atacar o jogador, exigindo uma consciência espacial constante para sobreviver.
Sobrevivência em sua forma mais pura
Seguindo a cartilha dos grandes jogos de survival horror, o gerenciamento de recursos e armas será crucial para o sucesso em “ILL”. Cada arma terá animações elaboradas e uma física única, mas o jogador precisará fazer mais do que apenas atirar. Será necessário inspecionar o armamento em busca de defeitos, realizar manutenção, modificá-lo e aprimorá-lo para continuar progredindo.
Ao mesmo tempo, a criação de itens (crafting) será essencial, já que produzir o item correto no momento certo pode ser a diferença entre a vida e a morte. Essa ênfase na preparação estratégica e no gerenciamento de um inventário limitado promete uma jogabilidade tensa e desafiadora.
“ILL” ainda não tem uma data de lançamento definida, mas já pode ser adicionado à lista de desejos no Steam.