O sucesso de Indiana Jones and the Great Circle, da MachineGames, pode render uma franquia completa, segundo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox. Em entrevista à Variety, o executivo evitou confirmar diretamente uma sequência do jogo recém-lançado, mas deixou claro que há potencial para expandir a história do famoso arqueólogo no mundo dos games.
“Achamos que há vida nessa franquia, e vou deixar por isso mesmo”, disse Spencer, sugerindo planos para o futuro da IP.
MachineGames e o desafio de adaptar uma lenda
Spencer elogiou o trabalho da MachineGames, conhecida pela série Wolfenstein, por ter conseguido criar algo “tão único” dentro de um universo pré-existente. O jogo, baseado no icônico personagem do cinema interpretado por Harrison Ford, conseguiu conquistar o público com uma abordagem inovadora e respeitosa ao legado da franquia.
Xbox quer mais IPs originais
Apesar do sucesso com Indiana Jones, Spencer foi categórico ao afirmar que o foco do Xbox a longo prazo está em IPs próprias. Ele quer ver mais jogos nascendo dentro da casa, com universos e personagens inéditos criados pelas equipes da Xbox Game Studios.
“No futuro, também quero dar às equipes a capacidade de criar nossos próprios jogos e franquias”, declarou.
Dois exemplos recentes desse compromisso são Avowed, da Obsidian Entertainment, e South of Midnight, da Compulsion Games, ambos desenvolvidos internamente.
Multiplataforma e foco nos jogos
O executivo também confirmou que Indiana Jones and the Great Circle será lançado para PlayStation em breve, marcando mais um passo da estratégia multiplataforma da Microsoft. Ainda assim, Spencer reforçou que o foco da empresa permanece firme nos jogos, mesmo com o sucesso de adaptações como o filme de Minecraft, previsto para este ano.
“Somos uma organização de videogames”, afirmou. “Se outras oportunidades surgirem, ótimo. Mas começamos a maioria das nossas IPs pensando em como elas vão funcionar como videogames.”
O futuro do Xbox: entre legado e inovação
O sucesso de Indiana Jones and the Great Circle mostra que há espaço para reviver franquias clássicas nos videogames. Mas a visão de Phil Spencer é clara: o futuro do Xbox passa por inovação e criação de novos mundos, com o objetivo de transformar o Xbox não apenas em uma plataforma, mas em um celeiro de propriedades intelectuais originais e duradouras.