Usuários do ChatGPT enfrentaram dificuldades para acessar o serviço na tarde desta quinta-feira, conforme relatos no Downdetector e na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter). A OpenAI confirmou as falhas, embora ainda não haja previsão de quando o serviço será totalmente restabelecido.
A partir das 15h29, o volume de notificações sobre problemas começou a subir significativamente no Downdetector, atingindo seu pico às 15h44. O ChatGPT foi o principal alvo das reclamações, com oito em cada dez registros de incidentes relacionados a ele.
Às 16h, ao tentar acessar o site, os usuários relataram que o ChatGPT carregava parcialmente, exibindo a caixa de texto para inserir comandos, mas sem permitir o envio dos mesmos ao pressionar Enter. Além disso, a opção de login estava ausente, impossibilitando o acesso a outros recursos do chatbot.
Essa instabilidade também foi refletida nas tendências de busca do Google, com um aumento repentino de termos como “chatgpt fora do ar”, “status chatgpt” e “chatgpt down”. Em uma página de status de serviço, a OpenAI confirmou a instabilidade e informou que o ChatGPT, a API e o Sora estão apresentando um alto índice de erros.
“No momento, estamos enfrentando um problema com altas taxas de erro no ChatGPT, na API e no Sora. Estamos investigando e postaremos uma atualização assim que possível”, declarou a OpenAI em comunicado oficial.