O cineasta James Cameron está longe das telonas desde 2009 quando lançou Avatar nos cinemas. Desde então, após revolucionar a indústria, ele trabalhou incansavelmente nas quatro sequências planeadas para a franquia bilionária.
Com múltiplos adiamentos, Avatar: O Caminho da Água finalmente terá a sua estreia em dezembro deste ano. Conversando à Empire, o diretor explicou o motivo de tanta demora.
“Eu falei para a Fox na época que poderia fazer [as sequências], mas que queria lidar com algo grande. Não queria apenas fazer um filme, depois outro e depois outro. Eu queria contar uma história maior. Então disse: ‘Imagine que existe uma série de romances como O Senhor dos Anéis e estamos adaptando-os’. Agora, isso é ótimo em teoria, mas então tive que criar os romances para então adaptá-los.”
A comparação com J.R.R. Tolkien surpreendeu diversos leitores. Ele também aproveitou a oportunidade para afirmar que ainda não sabe se dirigirá Avatar 4 e 5.
“Os filmes Avatar em si meio que consomem tudo”, declarou. “Tenho outras coisas que estou desenvolvendo também que são empolgantes. Acho que com o tempo – não sei se depois do três ou depois do quatro – vou querer passar o bastão para um diretor em quem confio para assumir, para que eu possa fazer outras coisas que também interessado. Ou talvez não. Não sei.”
O longa chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro.