O diretor e co-chefe da DC Studios, James Gunn, foi às redes sociais neste domingo (13) para celebrar o sucesso de bilheteria de Superman e agradecer ao público pela recepção calorosa ao filme. Em uma publicação na plataforma Threads, o cineasta se disse “incrivelmente grato” e refletiu sobre o que ele considera o maior triunfo do longa: o fato de a mensagem de “bondade” do herói ter ressoado com o público em todo o mundo.
A declaração de Gunn vem após o filme, que estreou na última sexta-feira (11), ter uma estreia global estimada em US$ 217 milhões. “Sou incrivelmente grato pelo entusiasmo e pelas palavras gentis de vocês nos últimos dias”, escreveu o diretor.
O foco na parte “humana” e a gratidão aos fãs
Em seu texto, Gunn explicou que sua principal intenção com o filme era explorar um lado diferente do personagem. “Tivemos muito ‘Super’ em Superman ao longo dos anos, e estou feliz por ter feito um filme que foca na parte ‘humana’ da equação — uma pessoa gentil sempre cuidando dos necessitados”, afirmou.
Para ele, a boa recepção do público a essa abordagem é um sinal de esperança. “O fato de isso ressoar tão fortemente com tantas pessoas ao redor do mundo é, por si só, um testemunho esperançoso da bondade e da qualidade dos seres humanos. Obrigado”, concluiu.
A visão do estúdio: “Superman é apenas o primeiro passo”
O sucesso do filme também foi comemorado pela alta cúpula da Warner Bros. Discovery. O CEO da empresa, David Zaslav, elogiou o trabalho de Gunn. “Neste fim de semana, vimos o Superman decolar enquanto a paixão e a visão de James Gunn ganhavam vida na tela grande. Superman é apenas o primeiro passo”, declarou, reafirmando a confiança no novo universo.
Zaslav aproveitou para citar os próximos projetos da DC Studios, como os filmes da Supergirl e do Cara de Barro, e a série Lanternas para a HBO Max, todos parte de um “ousado plano de dez anos”.
A pressão (ou a falta dela) da bilheteria
Curiosamente, antes da estreia, o próprio James Gunn havia minimizado a pressão por um resultado estrondoso nas bilheterias. Ele chegou a dizer que as projeções que exigiam uma arrecadação de US$ 700 milhões para o filme ser considerado um sucesso eram um “completo absurdo”.
Sua declaração de gratidão, agora, mostra que, embora ele não estivesse focado em um número específico, ficou claramente satisfeito com o fato de o filme ter sido um sucesso comercial e, principalmente, por sua visão de um Superman mais humano e gentil ter sido abraçada pelo público. O filme, estrelado por David Corenswet, Rachel Brosnahan e Nicholas Hoult, serve como a pedra fundamental e um início promissor para a nova era da DC nos cinemas.