O astro do cinema de ação Jean-Claude Van Damme, de 64 anos, está no centro de uma grave acusação envolvendo tráfico humano. Segundo informações da afiliada da CNN, Antena 3, uma denúncia foi registrada na Diretoria Romena de Investigação de Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT), alegando que o ator teve relações sexuais com cinco mulheres romenas vítimas de tráfico.

As supostas vítimas teriam sido entregues a Van Damme como um “presente” durante um evento que ele organizou em Cannes. De acordo com a denúncia, o grupo criminoso responsável por explorar as mulheres seria liderado pelo empresário romeno Morel Bolea, dono de uma agência de modelos.

Denúncia e investigação em andamento

O advogado Adrian Cuculis, que representa uma das supostas vítimas, declarou que as mulheres estavam em uma situação de vulnerabilidade e eram exploradas dentro do contexto do Artigo 182 do Código Penal romeno. Segundo ele, o ator tinha pleno conhecimento da condição das mulheres.

“As testemunhas afirmam que Jean-Claude Van Damme sabia que essas mulheres estavam sendo exploradas”, disse Cuculis à Antena 3. Uma das testemunhas teria relatado os acontecimentos às autoridades, o que levou a DIICOT a abrir uma investigação criminal.

Como os eventos ocorreram na França, o Tribunal Superior de Cassação do país precisa autorizar o início de um processo criminal. Após essa etapa, os suspeitos identificados poderão ser convocados para prestar depoimento na Romênia.

Conexão com esquema de tráfico de pessoas

As denúncias envolvendo Van Damme fazem parte de uma investigação mais ampla sobre tráfico humano e exploração de menores, iniciada pelo Ministério Público da Romênia em 2020. A suposta rede criminosa estaria envolvida na exploração de modelos fotográficas romenas para fins ilícitos.

Os representantes do ator e de Morel Bolea não se pronunciaram até o momento sobre as acusações.

Mostrar menosContinuar lendo