Jenna Fischer revela batalha contra o câncer de mama
A atriz Jenna Fischer, amplamente reconhecida por seu papel como Pam Beesly na versão americana de The Office, revelou que está recebendo tratamento para câncer de mama desde dezembro do ano passado. Em uma mensagem emocionada no Instagram, ela compartilhou que agora está “livre do câncer” após ter passado por cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Detecção precoce e mensagem de conscientização
Jenna expressou sua felicidade ao afirmar: “Estou me sentindo ótima”. Ela se abriu sobre sua experiência com o câncer para encorajar outras pessoas a se atentarem aos sinais da doença. “Se eu tivesse esperado mais seis meses, as coisas poderiam ter sido muito piores”, destacou a atriz. A descoberta do câncer ocorreu após uma ultrassonografia de rotina em outubro de 2023, que ela havia adiado. “Ver mulheres postando fotos de suas consultas de mamografia no Instagram me fez marcar a minha própria (para a qual cheguei atrasada)”, escreveu.
Os testes subsequentes revelaram que ela tinha “câncer de mama triplo positivo estágio 1”. Apesar de o tumor ser agressivo, Jenna teve a sorte de ser diagnosticada precocemente, o que possibilitou um tratamento mais eficaz.
Entendendo o câncer de mama triplo positivo
O câncer de mama triplo positivo é um tipo que é estimulado pelo estrogênio, progesterona e pela proteína HER2, os quais são encontrados naturalmente no corpo. Esse tipo de câncer tende a responder bem a tratamentos medicamentosos que visam esses hormônios. De acordo com dados da Cancer Research, esse termo não é amplamente utilizado no Reino Unido, onde é referenciado como “câncer de mama invasivo”.
Com mais de 50.000 diagnósticos anuais no Reino Unido, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também pode afetar homens. As taxas de sobrevivência estão melhorando, com 76% dos pacientes vivendo por pelo menos 10 anos após o diagnóstico.
Apoio e força durante o tratamento de Jenna Fischer
Durante sua luta contra a doença, Jenna Fischer compartilhou que perdeu o cabelo devido à quimioterapia. Ela publicou uma foto de seu corte de cabelo “pixie irregular” enquanto seus fios estavam voltando a crescer. Em suas mensagens, Jenna ressaltou a importância de ter um ambiente de apoio, mencionando o gesto carinhoso de sua colega de elenco, Angela Kinsey. “Quando perdi meu cabelo, ela usou chapéus em nossas reuniões de trabalho para garantir que eu não fosse a única”, contou.
Jenna finalizou sua mensagem pedindo a seus seguidores que realizem exames regulares e alertou: “Meu tumor era tão pequeno que não podia ser sentido em um exame físico”. Com sua experiência, ela deseja transmitir que, ao receber um diagnóstico de câncer de mama, “há uma vila esperando para cuidar de você”.