Jenna Ortega abandona rede social após sofrer com uso de IA

Jenna Ortega, atriz conhecida por seus papéis em ‘Wandinha’ e no próximo lançamento ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice’, anunciou sua saída da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. A decisão veio após a artista ter sido vítima de imagens explícitas manipuladas por inteligência artificial, usando seu rosto.

Em entrevista ao jornal New York Times, Ortega expressou sua frustração com a plataforma e com a utilização de IA para criar conteúdos ofensivos. “Eu odeio IA [inteligência artificial]”, declarou a atriz, ao recordar as experiências perturbadoras que teve na rede social. “Eu gostei de ter 14 [anos] e precisar fazer uma conta no Twitter e ver uma foto minha editada e explícita ainda criança? Não. É assustador. É errado“, afirmou a atriz.

Ortega também compartilhou que as redes sociais se tornaram um ambiente cada vez mais tóxico para ela, mencionando que a primeira mensagem privada que recebeu no X foi uma imagem não solicitada de partes íntimas de um seguidor.

É errado. É nojento. Mas olha só o problema, nós abrimos a caixa de Pandora. Bem, é assim que funciona. Agora já era. Vamos precisar lidar com as consequências“, lamentou a atriz.

Atriz faz desabafo

Além de criticar o uso de IA para criar essas imagens ofensivas, a famosa mencionou como o ambiente da rede social afetava seu bem-estar. “Eu expressava meus posicionamentos políticos ou coisas pessoais, falava da minha empolgação com trabalhos e recebia esse tipo de coisa [imagens explícitas não solicitadas]. E é repulsivo e me fazia me sentir péssima. Me fazia me sentir desconfortável. [Então, um dia,] Eu acordei e pensei, ‘ah, eu não preciso mais disso’. Então eu saí!“, relatou.

A decisão da renomada artista ocorre em um momento em que plataformas de redes sociais estão sendo investigadas nos Estados Unidos por permitirem a difusão de imagens explícitas geradas por IA, incluindo aquelas feitas a partir das feições da atriz.

Mostrar menosContinuar lendo