O ator Jerry Adler morreu no último sábado (23), em Nova York. Ele tinha 96 anos. O artista ficou mundialmente conhecido por seu papel como Herman “Hesh” Rabkin na aclamada série Família Soprano. No entanto, antes de se tornar um rosto famoso na TV, Adler teve uma longa e influente carreira nos bastidores do teatro. Ele, por exemplo, foi o gerente de palco da produção original de My Fair Lady na Broadway.
Um assessor de imprensa confirmou a notícia do falecimento.
Uma carreira tardia, mas marcante, como ator
Jerry Adler começou a atuar de forma profissional apenas aos 60 e poucos anos. Mesmo assim, ele construiu uma carreira memorável. Seu papel de maior destaque, sem dúvida, foi como Hesh, o conselheiro do mafioso Tony Soprano. Além disso, ele interpretou o sócio Howard Lyman em The Good Wife e o chefe de bombeiros Sidney Feinberg em Rescue Me.
O público também o conhece por papéis em séries como Mad About You e Transparent.
O mestre dos bastidores da Broadway
Antes de virar ator, no entanto, Jerry Adler foi um dos homens mais importantes do teatro americano. Por décadas, ele trabalhou como gerente de palco e supervisor de produção. Ele, por exemplo, esteve nos bastidores de musicais lendários. A lista inclui My Fair Lady (1956), com Julie Andrews, e The Apple Tree (1966), dirigido por Mike Nichols.
Ele também colecionou histórias incríveis com as maiores estrelas do mundo. Em uma delas, a atriz Katharine Hepburn se irritou com o barulho de uma construção perto do teatro. Ela, então, pediu que Adler mandasse os operários pararem. Após a recusa dos trabalhadores, a própria Hepburn atravessou a rua. Ela, então, convenceu os operários a pararem o trabalho todos os dias, apenas durante a cena em que ela cantava uma música calma.
Da produção para a frente das câmeras
A transição de Jerry Adler para a atuação aconteceu por acaso. Em 1992, um amigo o chamou para um teste de cinema. O diretor do filme achou que ele se parecia com seu pai e lhe deu o papel. “Eu nunca tinha atuado antes”, lembrou Adler em uma entrevista. “Mas eu estava me preparando para me aposentar da produção, de qualquer forma. Então, ficou meio interessante.”
O ator, por fim, refletiu sobre a ironia de sua carreira. “Você passa a vida inteira nos bastidores. Ninguém sabe quem você é”, disse. “E então você faz um programa de televisão e, de repente, se torna uma celebridade. É tão estranho.”