O ator e cineasta Jesse Eisenberg, de 42 anos, fez uma revelação surpreendente e inspiradora: ele planeja doar um de seus rins em dezembro, não para um familiar ou amigo, mas para um completo desconhecido. O procedimento, conhecido nos EUA como “doação altruísta”, foi anunciado pelo astro de A Rede Social durante sua participação no programa ‘Today’ nesta quinta-feira (30).

A decisão, segundo ele, é “muito necessária” e envolve “basicamente zero risco” para ele ou sua família, graças a um sistema de prioridade na fila de transplantes.

‘Vou doar meu rim em seis semanas’

O assunto surgiu de forma inesperada. Eisenberg comentava sobre seu hábito de doar sangue, brincando que foi “picado pelo bichinho da doação”. “Eu realmente gosto de fazer isso, e não sei por quê”, disse, antes de soltar a notícia.

“Na verdade, vou doar meu rim em seis semanas. Realmente doarei”, afirmou o ator. Quando o apresentador Craig Melvin destacou o “grande salto” entre doar sangue e doar um órgão, Eisenberg confirmou a seriedade da decisão: “Farei uma doação altruísta em meados de dezembro.”

A motivação: ‘Zero risco’ e a prioridade para a família

Em entrevista ao site Today.com, o ator, que é pai de Banner, de 8 anos, explicou a lógica por trás de sua decisão, que combina altruísmo com uma rede de segurança familiar. “Basicamente, não há riscos e é muito necessário. Acho que as pessoas vão perceber que é uma decisão óbvia se você tem tempo e o desejo”, afirmou.

Ele explicou que, ao se tornar um doador vivo, ele garante que seus familiares recebam prioridade na lista da Fundação Nacional do Rim caso algum deles precise de um transplante no futuro. Isso, segundo ele, faz com que a operação traga “zero risco para” sua família.

O ator de duas indicações ao Oscar

Jesse Eisenberg é um dos atores mais aclamados de sua geração. Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por sua icônica interpretação de Mark Zuckerberg em A Rede Social (2010). Em 2025, ele voltou a ser celebrado pela Academia, desta vez com uma indicação de Melhor Roteiro Original por seu filme A Verdadeira Dor (2024), que ele também dirigiu e estrelou. O ator retorna aos cinemas em novembro com o terceiro filme da franquia Truque de Mestre.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor