Morre John Ashton, ator de ‘Um tira da pesada’, aos 76 anos

Ator lutava contra o câncer e deixa legado de mais de 50 anos de atuação em filmes e séries de TV

John Ashton, conhecido por seu papel como o detetive John Taggart na franquia Um tira da pesada, faleceu na última quinta-feira (28), em Fort Collins, Colorado, após uma breve batalha contra o câncer. A notícia foi confirmada por seu empresário, Alan Somers, ao The Hollywood Reporter. Ashton tinha 76 anos.

O ator ficou famoso ao interpretar o detetive sargento Taggart nos dois primeiros filmes de Um tira da pesada (1984 e 1987), ao lado de Eddie Murphy e Judge Reinhold. Ele retornou ao papel, agora como chefe de polícia, em Um tira da pesada: Axel F, lançado em 2024. Sua atuação carismática e sua química com Murphy fizeram de Taggart um dos personagens mais queridos da franquia.

Além de seu papel icônico na série de filmes, Ashton teve uma carreira diversificada que se estendeu por mais de meio século. Entre seus trabalhos no cinema, destacam-se atuações em Olho por olho (1973), So Evil, My Sister (1974), Cat Murkil and the Silks (1976), Borderline (1979) e Honky Tonk Freeway (1981). Mais recentemente, ele participou de filmes como Sweet Deadly Dreams (2006), Medo da verdade (2007), Homens de meia-idade (2009) e Lonesome Soldier (2023).

Carreira marcante na televisão

Na TV, John Ashton foi presença frequente em séries como Columbo, Police Story, Barnaby Jones e MASH*. Ele também teve um papel recorrente em Dallas (1978-79), interpretando Willie Jo Garr, um sócio comercial do personagem JR (Larry Hagman).

Nascido em 22 de fevereiro de 1948, em Springfield, Massachusetts, Ashton foi criado em Enfield, Connecticut, pelos pais Edward Richard Ashton Sr. e Eva May Ashton. Ele estudou na Enfield High School e depois na Defiance College, antes de se transferir para a Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde se formou em artes cênicas.

John Ashton deixa suas duas irmãs, Sharon Ann Ashton (casada com o juiz distrital estadual de Montana, Kenneth R. Neill) e Linda Jean Ashton, além de seu irmão, Edward Richard Ashton Jr. Seu legado como ator e a marca que deixou em tantas produções ao longo dos anos certamente serão lembrados pelos fãs e colegas da indústria do entretenimento.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor