O ator indicado ao Oscar, Josh Brolin, de 57 anos, fez uma crítica contundente e sem papas na língua ao estado atual do conteúdo oferecido pelos serviços de streaming. Em uma nova entrevista, ele lamentou a falta de originalidade e afirmou que seu novo filme de terror, Weapons, é a solução para a “mesmice” que domina as plataformas. “Você está assistindo a filmes em qualquer serviço de streaming e pensa: ‘Prra, por que isso é tão chato, cara? Por quê?’ […] É toda a mesma m“, disparou o astro.

A declaração foi dada ao site Collider, durante a divulgação de seu novo filme, dirigido por Zach Cregger, o mesmo cineasta do aclamado Noites Brutais (Barbarian). Para Brolin, a ousadia do novo longa é o que falta no entretenimento hoje.

A “solução” no terror de Zach Cregger

“Você procura ótimos cineastas e espera que apareça outro bom cineasta por aí”, disse Brolin, sobre sua busca por projetos originais. Ele elogiou a forma como Weapons subverte o gênero. “E aí alguém não só pega o gênero de terror, mas mexe com ele e faz algo beirando o absurdo, e é meio engraçado, então te deixa desequilibrado o suficiente para que ele tenha um impacto emocional, no final das contas.”

O filme, que (de forma fictícia) foi um sucesso de crítica e bilheteria, com uma estreia de US$ 42,5 milhões, conta a história de uma cidade em caos após o desaparecimento misterioso de um grupo de crianças.

O eco do diretor: a falta de filmes para adultos

A visão de Josh Brolin é compartilhada pelo diretor do filme. Zach Cregger já havia declarado que “o terror é uma das poucas saídas para a verdadeira criatividade em grande escala atualmente”. Em uma crítica ao domínio dos filmes de super-heróis (“pessoas de meia-calça por US$ 200 milhões”), ele lamentou a falta de espaço para projetos de risco.

“Gostaria muito que pudéssemos ter comédias estranhas, ousadas e divertidas de volta nos cinemas. Ou produções dramáticas para adultos”, disse o diretor.

As falas de Josh Brolin e Zach Cregger, juntas, formam uma crítica poderosa ao atual modelo de produção de Hollywood, tanto nos cinemas quanto no streaming. O sucesso de um filme como Weapons serve como argumento de que, apesar da aparente preferência da indústria por fórmulas seguras, o público ainda está faminto por histórias originais, ousadas e, acima de tudo, que não sejam “a mesma m*”.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor