A Justiça de São Paulo negou um pedido da defesa de Hytalo Santos. O influenciador e seu marido, Israel Nata Vicente, queriam uma transferência para a Penitenciária II de Tremembé. O local, aliás, é conhecido como o “presídio dos famosos”. No entanto, o juiz responsável pelo caso indeferiu a solicitação nesta terça-feira (19).
Apesar disso, o magistrado autorizou que o casal seja transferido para um presídio na Paraíba. Lá, o processo contra Hytalo Santos corre. A defesa pedia que eles aguardassem essa transferência em Tremembé.
“Não cabe ao preso escolher o local”
O juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa foi claro em sua decisão. Ele destacou que “não cabe ao preso escolher o local em que pretende permanecer recluso”. A escolha, segundo ele, cabe ao Poder Público. Os critérios, portanto, são de segurança e organização do sistema prisional.
O juiz, no entanto, aceitou o pedido de transferência para a Paraíba. Ele determinou que as autoridades de São Paulo e da Paraíba organizem a mudança com urgência.
A prisão e a investigação contra Hytalo Santos
Hytalo Santos e o marido foram presos na última sexta-feira (15). A ordem de prisão partiu da Justiça da Paraíba. O influenciador é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). As acusações são graves. Elas, por exemplo, envolvem a suspeita de exploração de menores em vídeos para redes sociais e possíveis crimes de tráfico de pessoas.
Atualmente, eles estão no Centro de Detenção Provisória (CDP) I de Pinheiros, em São Paulo.
O que é a penitenciária de Tremembé?
O pedido da defesa de Hytalo Santos chamou a atenção. A Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, é famosa. Ela abriga presos de casos de grande repercussão nacional. O ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand, por exemplo, estão reclusos no local. A unidade é conhecida por oferecer condições de segurança diferenciadas para detentos que podem estar em risco em presídios comuns.