Karla Sofía Gascón, atriz transgênero indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em Emilia Pérez, decidiu se pronunciar sobre as controvérsias que têm cercado seu nome. Em entrevista à CNN en Español, ela rebateu acusações de racismo, islamofobia e até um suposto tuíte ofensivo direcionado à colega de elenco Selena Gomez. A atriz, de 52 anos, afirmou que não abrirá mão de sua indicação ao prêmio mais cobiçado do cinema.
“Eu não posso renunciar a uma indicação porque o que fiz é um trabalho, e o que está sendo valorizado é meu trabalho de atuação”, declarou Gascón, segundo tradução do The Hollywood Reporter. “Não cometi nenhum crime, nem fiz mal a ninguém. Não sou racista nem nada que todas essas pessoas tentaram fazer os outros acreditarem que eu sou.”
As acusações e as respostas
Durante a entrevista, Gascón abordou as postagens polêmicas que viralizaram nas redes sociais. Uma delas, relacionada ao assassinato de George Floyd em 2020, trouxe à tona acusações de racismo. Na época, a atriz teria chamado Floyd de “viciado em drogas e traficante” e questionado o impacto de sua morte no movimento Black Lives Matter.
Gascón explicou que suas palavras foram mal interpretadas. “Ele era uma pessoa que estava em uma situação muito difícil na vida e ninguém o ajudou, e de repente ele se torna um símbolo de uma causa e todos o amavam”, disse. “Mas para alguém pensar que… eu já insultei uma pessoa por causa da cor da pele, não permito isso a ninguém.”
Sobre as acusações de islamofobia, a atriz afirmou ter tido um relacionamento com uma mulher muçulmana, que a ensinou sobre respeito e diversidade. “Eu nunca faria comentários ofensivos contra uma religião ou cultura”, reforçou.
A polêmica com Selena Gomez
Outro ponto abordado foi o suposto tuíte em que Gascón teria chamado Selena Gomez de “rato rico”, em referência à suposta rivalidade da cantora com Hailey Bieber. A atriz negou veementemente a autoria da postagem.
“Não é meu, é claro. Eu nunca disse nada sobre minha colega. Eu nunca me referiria a ela dessa forma”, afirmou Gascón. Ela ainda destacou o respeito que tem por Gomez e por todos os colegas de elenco de Emilia Pérez.
A importância da indicação ao Oscar
A indicação de Karla Sofía Gascón ao Oscar de Melhor Atriz é histórica: ela é a primeira mulher abertamente transgênero a concorrer na categoria. Além disso, Emilia Pérez é o filme mais indicado deste ano, com 13 nomeações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Jacques Audiard.
Gascón competirá com nomes como Cynthia Erivo, Mikey Madison, Demi Moore e Fernanda Torres. A atriz reforçou que sua indicação é um reconhecimento ao seu trabalho e à diversidade no cinema.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

