Kingdom Come: Deliverance nasceu da frustração de Daniel Vavra com a falta de jogos históricos
Daniel Vavra, criador do aclamado Kingdom Come: Deliverance, compartilhou recentemente sua motivação para criar o jogo. Em uma entrevista para a edição 402 da PC Gamer, Vavra afirmou que o projeto foi impulsionado por sua frustração com a falta de videogames históricos realistas. Enquanto o mercado de games já explora temas históricos em títulos de fantasia ou de ação, poucos trazem uma abordagem rigorosa e autêntica à história. Com seu lançamento em 2018, Kingdom Come: Deliverance se destacou ao oferecer uma experiência fiel ao período da Boêmia no século XV, deixando de lado elementos de fantasia e colocando os jogadores em um contexto histórico genuíno.
Vavra explicou que sentia a indústria de jogos presa a um certo conservadorismo: “Quando você sugeria um jogo sem monstros, a resposta era sempre de estranheza. Parecia que, sem criaturas fantásticas, um jogo não atrairia o público.” Para ele, esse conservadorismo contrastava com o sucesso dos temas históricos em outras mídias, como filmes e literatura. Foi justamente essa percepção de que o mercado de games ainda não havia explorado o potencial dos temas históricos com autenticidade que incentivou Vavra a desenvolver o projeto.
Kingdom Come: Deliverance e o sucesso da abordagem histórica
Após seu lançamento, Kingdom Come: Deliverance foi bem recebido por jogadores e críticos, conquistando prêmios e indicações que reforçaram o sucesso do jogo e sua proposta original. Em fevereiro deste ano, a Warhorse Studios, desenvolvedora fundada por Vavra, anunciou que o título vendeu mais de seis milhões de cópias, comprovando o apelo da abordagem histórica detalhada que Vavra idealizou para o game.
Para Vavra, o êxito de Kingdom Come: Deliverance mostrou que havia uma lacuna no mercado para jogos com uma representação fiel da história: “Minha ideia de que havia um espaço no mercado se mostrou verdadeira. Quando as pessoas jogaram, logo perceberam que essa era uma ideia que funcionava”, disse ele.
Com o lançamento de Kingdom Come: Deliverance 2 previsto para o início do ano que vem, Vavra e a Warhorse Studios prometem uma experiência ainda mais detalhada e imersiva. Segundo Vavra, o novo jogo é “uma continuação da ideia original, só que mais complexa e polida”. Os fãs de jogos históricos, portanto, podem esperar que a sequência amplie a fórmula que consagrou o primeiro título, consolidando a presença de Kingdom Come como um dos grandes nomes dos jogos históricos realistas.