Hideo Kojima, o lendário criador da série Metal Gear Solid, reacendeu uma de suas maiores e mais antigas polêmicas com uma única publicação nas redes sociais. Nesta quarta-feira (3), data que marca o 10º aniversário do lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, o diretor compartilhou um artigo que descreve o jogo como uma “obra-prima inacabada”, aparentemente confirmando a teoria de que seu último título na franquia foi lançado incompleto.
A atitude do diretor, que tem se distanciado publicamente de seus trabalhos antigos com a Konami, foi vista pelos fãs como uma rara e sutil admissão sobre os conturbados bastidores da produção do game.
O post que reafirma a antiga teoria
Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), Hideo Kojima compartilhou, sem comentários adicionais, um link para uma matéria do site Inverse. O título do artigo era direto: “10 anos depois, a obra-prima inacabada de Hideo Kojima ainda influencia os jogos atuais”. Ao divulgar um texto com essa chamada, o criador parece endossar a visão de que o jogo, de fato, não foi finalizado como ele pretendia.
A história de um jogo supostamente ‘inacabado’
Desde seu lançamento em 2015, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é reverenciado por sua jogabilidade revolucionária, mas criticado por seu final abrupto. A teoria mais aceita na comunidade é que um capítulo inteiro, que daria um desfecho adequado à história, foi cortado pela Konami para acelerar o lançamento.
Essa teoria é sustentada por evidências encontradas na edição de colecionador do jogo, que incluía um disco bônus com vídeos e artes conceituais de uma missão inacabada que amarraria as pontas soltas da trama. O desenvolvimento do game foi marcado pela notória e conturbada briga entre Hideo Kojima e a diretoria da Konami, que resultou na saída do diretor da empresa meses após o lançamento do jogo.
Distante, mas não esquecido
A publicação de Kojima é ainda mais surpreendente dado seu recente distanciamento da franquia. Ele já declarou que não pretende jogar o vindouro remake Metal Gear Solid Delta: Snake Eater. Atualmente, ele está focado nos projetos de seu estúdio independente, a Kojima Productions, que incluem Death Stranding 2, o jogo de terror OD (em parceria com a Xbox) e o game de espionagem Physint (para o PlayStation). O post de hoje, no entanto, mostra que as dores do passado ainda não foram totalmente esquecidas.