Seguindo a onda de sucesso de Barbie e The Lego Movie, Hollywood encontrou seu próximo alvo: Labubu. A Sony Pictures anunciou que adquiriu os direitos cinematográficos da linha de brinquedos chinesa, composta por monstros “fofos-feios”, com o objetivo claro de lançar uma nova franquia de filmes.

O acordo foi fechado nesta semana. Ainda não há produtores ou cineastas vinculados ao projeto, e é cedo para saber se a adaptação será live-action ou animação. A Sony não comentou.

O fenômeno ‘Labubu’

Desenhado pelo artista Kasing Lung, de Hong Kong, Labubu faz parte de uma linha de estatuetas de monstros que explodiu em popularidade global nos últimos anos, por dois motivos principais:

  1. ‘Blind Boxes’ (Caixas Cegas): A varejista chinesa Pop Mart, que assumiu a produção em 2019, vende os bonecos em “caixas cegas”. Os compradores não sabem qual monstro estão adquirindo até abrir a embalagem. Isso gerou uma demanda frenética e um mercado secundário “superaquecido”, com colecionadores pagando valores exorbitantes por edições limitadas.
  2. O ‘Efeito Lisa’: A popularidade dos brinquedos disparou em 2024, quando Lisa, do grupo de K-pop Blackpink, começou a usar os bonecos Labubu como acessórios pendurados em suas bolsas, transformando-os em um item de moda obrigatório.

A combinação fez os lucros da Pop Mart dispararem 350% no início deste ano, com a febre se espalhando do Sudeste Asiático para o resto do mundo.

A nova onda de Hollywood: de brinquedo a filme

A aposta da Sony na Labubu (nome da principal monstrinha da linha) reforça a inversão da lógica de Hollywood. Se antes os filmes inspiravam brinquedos, agora são os brinquedos que inspiram os filmes.

The Lego Movie (2014) provou que uma marca sem história prévia poderia gerar aclamação da crítica e sucesso de bilheteria. Mais recentemente, Barbie (2023) solidificou a tendência, arrecadando mais de US$ 1 bilhão e garantindo oito indicações ao Oscar.

A Sony Pictures (estúdio por trás de Jumanji e da animação Guerreiras do K-Pop) está apostando pesado nessa tendência. Apenas nesta semana, a Sony e a Mattel Films também anunciaram o desenvolvimento de um filme baseado no clássico brinquedo View-Master.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor