CEO da Larian Studios afirma que estúdio está focado em novas IPs e descarta retorno ao universo de Baldur’s Gate
Mesmo após o sucesso estrondoso de Baldur’s Gate 3, a Larian Studios está seguindo em outra direção. Em entrevista à GameSpot, o CEO Swen Vincke foi direto ao explicar por que o estúdio não lançará DLCs nem uma continuação direta do jogo: “Simplesmente não há paixão”.
“É chato”, disse Vincke, comentando a ideia de criar conteúdo adicional para um título consagrado. Apesar da lógica comercial apontar para expansões e novos capítulos de Baldur’s Gate 3 como um caminho óbvio e rentável, Vincke afirmou que a decisão final da equipe foi movida pela falta de entusiasmo. “Você precisa de desenvolvedores felizes para fazer jogadores felizes”, completou.
Durante o desenvolvimento do jogo, a Larian chegou a considerar DLCs como parte do plano pós-lançamento. Mas ao ter tempo para refletir, o estúdio percebeu que estaria apenas seguindo um roteiro previsível — e não criativamente motivado. “Era isso que deveríamos fazer, certo? A receita estava ali. Mas então olhamos e dissemos: ‘o que vocês estão fazendo?’”.
Essa guinada criativa reforça a filosofia da Larian, que agora está concentrada em dois novos projetos originais, baseados em propriedades intelectuais próprias — o que significa que o estúdio também está se afastando oficialmente do universo Dungeons & Dragons, licença usada em Baldur’s Gate 3.
“Baldur’s Gate sempre terá um lugar especial em nossos corações”, declarou Vincke, “mas não vamos continuar nele. Não faremos novas expansões. Não faremos Baldur’s Gate 4. Vamos seguir em frente.”
A postura da Larian surpreende, mas também revela um compromisso raro com a integridade criativa em um setor frequentemente guiado por decisões comerciais. Para os fãs, resta esperar que os próximos jogos do estúdio mantenham o alto padrão que tornou Baldur’s Gate 3 um dos títulos mais premiados e reverenciados da década.