Life is Strange: Double Exposure permite ao jogador decidir o destino de Chloe e seu impacto na vida de Max
Desde que foi anunciado que Life is Strange: Double Exposure traria Max Caufield de volta, a pergunta principal era: como a história lidaria com os finais drasticamente diferentes do jogo original? A Deck Nine, desenvolvedora responsável pelo novo título, precisou equilibrar essas expectativas e resolver o destino de Arcadia Bay e, mais especificamente, de Chloe Price. A revelação de que Chloe não seria uma personagem ativa em Double Exposure levantou ainda mais dúvidas sobre o cânone do jogo e o relacionamento entre as duas protagonistas.
No entanto, a Deck Nine encontrou uma maneira inteligente de respeitar os dois finais de Life is Strange e, ao mesmo tempo, dar ao jogador a chance de moldar a narrativa. Isso acontece logo no início de Double Exposure, quando o jogo permite que você escolha o destino de Chloe e defina qual tipo de impacto ela teve na vida de Max.
A escolha do jogador sobre o destino de Chloe
Nos primeiros momentos de Life is Strange: Double Exposure, Max é questionada por Safi, uma nova personagem, sobre uma foto que guarda de uma garota de cabelo azul – Chloe. É nesse momento que o jogador pode escolher se Max e Chloe eram apenas amigas ou se tinham um relacionamento romântico durante o ensino médio. Essa decisão já estabelece o tom do impacto emocional que Chloe teve em Max, e também abre a porta para outro grande questionamento: Chloe está viva ou morreu nos eventos do primeiro jogo?
Ao permitir que o jogador escolha o destino de Chloe, Double Exposure evita canonizar um final único para Life is Strange. Em vez disso, a Deck Nine respeita a escolha original dos jogadores – seja Max salvando Chloe e abandonando Arcadia Bay, ou sacrificando sua amiga para salvar a cidade. Essa abordagem inclusiva dá liberdade ao jogador de construir sua própria versão da história, sem desrespeitar a narrativa estabelecida no primeiro jogo.
Chloe e Max após Life is Strange
Mesmo que Chloe não esteja presente em Double Exposure, suas escolhas afetam a dinâmica entre ela e Max. Caso o jogador opte pelo relacionamento romântico, uma carta de término pode ser encontrada no quarto de Max, sugerindo que, apesar de terem sobrevivido aos eventos traumáticos juntos, a relação entre elas não prosperou. Esse detalhe adiciona profundidade ao enredo, indicando que, mesmo que Chloe tenha sobrevivido, a vida de Max não seguiu um caminho sem complicações.
Com isso, Life is Strange: Double Exposure parece estar preparando uma história cheia de nuances e emoções, permitindo que os jogadores explorem o impacto contínuo dos eventos passados, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades para desenvolver a personagem de Max em um contexto totalmente novo.
Conclusão
A decisão da Deck Nine de respeitar ambos os finais de Life is Strange e permitir que o jogador escolha o destino de Chloe foi uma solução criativa e sensível. Ela mantém a conexão emocional com a história original e dá aos jogadores a chance de moldar a nova fase da vida de Max de acordo com suas decisões anteriores. Conforme Double Exposure avança, será interessante ver como essas escolhas afetarão o desenvolvimento da história nos próximos episódios e o que mais será revelado sobre o futuro de Max.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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