Stan Lee é um mito da cultura pop e é impossível andar por aí sem tropeçar em alguma de suas criações que estão em camisetas, materiais escolares, livros, revistas em quadrinhos, filmes e muitos outros produtos a se perder de vista. Criou uma verdadeira indústria dos super-heróis ao criar personagens icônicos para a Marvel que hoje só está no patamar que está graças as suas criações. Stan Lee criou grupos de heróis importantes para as hqs e que hoje são usados no universo cinematográfico da Marvel, além de ter seus personagens no imaginário de muitas pessoas. Stan Lee está na história da cultura pop assim como seus personagens. Devido a sua importância elaboramos uma lista com suas maiores criações nos quadrinhos. 

10. S.H.I.E.L.D.

Stan Lee criou inúmeros de seus personagens e grupos de heróis em parceria com o ilustrador Jack Kirby.  S.H.I.E.L.D. é uma criação da dupla e tem como objetivo manter a ordem no mundo. Não é um grupo de super-heróis, mas sim de super agentes considerados como a última defesa do mundo contra invasores externos, além de auxiliar e ficar de olho nos heróis da Terra e de outros mundos. A primeira aparição da organização aconteceu no ano de 1965 na hq Strange Tales n°135 e a definição da sigla S.H.I.E.L.D. que no original é Strategic Homeland Intervention Enforcement Logistics Division no Brasil foi traduzido para Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão.

9. Homem de Ferro

Com o auxílio do roteirista Larry Lieber e de desenhistas habilidosos como Don Heck e Jack Kirby, Stan Lee criou um dos personagens mais interessantes do universo Marvel. Assim como a maioria dos heróis criados por Stan Lee o Homem de Ferro é um super-herói humano, com fraquezas e sendo possível ser derrotado, além de contar com grande carisma. Centrado no playboy e empresário Tony Stark (no cinema interpretado por Robert Downey, Jr.) logo se tornou um ícone não apenas do universo cinematográfico da Marvel, mas também pelos fãs das hqs. Herói foi criado no ano de 1963 e sua primeira aparição ocorreu na história Tales of Suspense n°39 (no Brasil essa história foi publicada em Heróis da TV n°100

8. Hulk

Hulk (também conhecido como O Incrível Hulk) é um dos personagens mais complexos do Universo Marvel. Se por um lado temos Bruce Banner, um homem inteligente, sensível e racional por outro temos uma besta irracional e sem emoção que é o próprio Bruce Banner transformado no homem verde chamado Hulk. Criação de Stan Lee com desenhos de Jack Kirby apareceu pela primeira vez na revista em quadrinho intitulada The Incredible Hulk n°1 no ano de 1962. A origem do herói já foi contada em diversas produções e ultimamente faz parte dos Vingadores no universo cinematográfico da Marvel.

7. Homem-Aranha

Outra criação da dupla Lee e Steve Ditko é também uma das mais queridas pelo público e pela crítica, tendo aparecido nos cinemas em mais de sete filmes desde os anos 2000, desde que a Marvel começou a levar seus personagens para a telona (época que vendeu os direitos para a Sony). A primeira vez que apareceu foi na hq Amazing Fantasy nº15 e logo de início já se mostrou como um herói humano, com problemas no dia a dia e tendo Peter Parker, um rapaz que vivia com os tios retratado como um perdedor ou uma pessoa comum. Isso ajudou a fazer com que o Homem-Aranha se transformasse em um personagem amado logo de imediato. 

6. Thor

Um dos Vingadores mais poderosos do Universo Marvel foi outra cooperação entre Stan Lee e Jack Kirby. A primeira aparição do herói ocorreu na hq Journey into Mystery nº83, no ano de 1962. Stan Lee sempre quis criar um personagem que fosse uma divindade e Jack Kirby gostava bastante de mitologia que resolveu colocar no personagem esse seu fascínio pela cultura nórdica. É um dos personagens mais importantes do universo cinematográfico da Marvel contando com três filmes solos como protagonista e aparecendo com grande destaque no arco dos Vingadores no cinema. 

5. Doutor Estranho

Um dos últimos heróis a se juntar aos Vingadores no universo cinematográfico tem sua importância e também foi uma criação do mestre Lee, a diferença é que o desenho foi feito por Steve Ditko e não Jack Kirby. Sua primeira aparição ocorreu na hq Strange Tales nº110 em 1963. Se a S.H.I.E.L.D. é a defensa na Terra contra ameaças alienígenas Doutor Estranho é o defensor na Terra contra a ameaça de seres místicos e com poderes mágicos. No filme recente Vingadores: Guerra Infinita (interpretado por Benedict Cumberbatch) teve papel central ao descobrir em qual realidade seria possível a vitória sobre o louco de Titã Thanos.

4. Nick Fury

S.H.I.E.L.D. e Nick Fury se complementam e é difícil imaginar a super organização de agentes sem seu famoso chefe. Pelo incrível que pareça a S.H.I.E.L.D. só foi criada dois ano depois de Fury, em 1965. Nick Fury apareceu pela primeira vez na hq Sgt. Fury and his Howling Commandos e era um veterano do exército na Segunda Grande Guerra, mas com o tempo a Marvel trabalhou o personagem e mudou seu conceito o transformando em um espião capaz de mandar e desmandar nos heróis.

3. Quarteto Fantástico

Atualmente escanteado pelo universo cinematográfico Marvel por conta da venda dos direitos autorais para a concorrência o Quarteto Fantástico é um dos grupos mais poderosos da Marvel e com certeza um dos mais importantes. A estreia nas hqs ocorreu em The Fantastic Four nº1 no ano de 1961 e foi o primeiro grupo de super-heróis criado pela parceria entre Jack Kirby e Stan Lee. Foram mais de 90 números em que a dupla trabalhou criando as histórias do quarteto mais famoso das hqs. O principal trunfo foi colocar uma família no papel de protagonistas e não um grupo de desconhecidos que se reúne para enfrentar o perigo.

integrantes x-men

2. X-Men

Os X-Men é sem dúvida alguma uma das maiores criações da dupla Jack Kirby e Stan Lee. Apareceram pela primeira vez em 1963 na revista The X-Men nº1, mas não emplacou de imediato. Foi depois de algum tempo que o grupo começou a aparecer com destaque e a se ter um papel central nas hqs. É com certeza o grupo mais diversificado em relação a etnias e suas histórias nas hqs debatiam a luta por conquista de direitos civis, mostrando os mutantes sendo vistos como aberrações pela sociedade e que eram caçados por esse motivo.

1. Os Vingadores 

Com certeza um dos grupos mais queridos e mais famosos de Lee. Nas histórias em quadrinhos sempre foram bastante conhecidos pelo público, mas os X-Men ainda contavam com mais fama, só a partir do momento que foram para os cinemas que Os Vingadores realmente ganharam a atenção do grande público. O grupo consiste na união de vários personagens conhecidos que se reúnem para lutar contra as forças do mal e foram criados por Stan Lee com desenhos de Jack Kirby. O grupo foi criado também em 1963 e a ideia por trás da criação seria a de confrontar o grupo de heróis da concorrente DC que havia criado a Liga da Justiça.

Comente!