em

Lista | Os 10 Melhores Filmes Sobre Múltiplas Personalidades

filmes multiplas personalidades

O tema das múltiplas personalidades é algo recorrente no cinema hollywoodiano, e por tratar de personagens com um psicológico alterado, muitos destes filmes, acabam por se tornar produções marcantes para o cinema. Muitas vezes são marcadas pelos plot twists que surgem para dar um nó na cabeça do telespectador. Aqui estão os melhores filmes sobre múltiplas personalidades.

Spoilers

10. Identidade (2003)

John Cusack já participou de muitos filmes de terror e esse é daqueles filmes que você deve assistir. Em uma tempestade forte um grupo de pessoas busca abrigo em um motel afastado de tudo que é gerenciado por um jovem bastante estranho e nervoso. O mais interessante dessa produção é o modo como tudo vai acontecendo e se desenvolvendo e tudo só melhora com a caçada de um policial (Ray Liotta) à um assassino. Diferentes pessoas estão nesse hotel e aos poucos, um a um, começam a ser mortos.

9. A Janela Secreta  (2004)

Nesse ótimo thriller, Jonnhy Depp é Mort Rainey, um escritor em crise, e que depois de se separar de sua esposa se isola em um casa à beira do lago em busca de tranquilidade. Porém, desde que chegou ao local um homem (John Turturro) passa acusá-lo de plágio e começa a segui-lo. Um filme cheio de reviravoltas e com um excelente final.

8. Sybil (1976)

Há duas produções a respeito de Sybil, uma de 1976 e outra de 2007. Sybil foi uma minissérie baseada em fatos reais. Nele uma mulher que teve uma infância complicada e traumática acaba por desenvolver 16 personalidades diferentes. Tanto a versão de 76 quanto a de 2007  basearam-se no livro de Flora Rheta Schreiber que relatou o caso da jovem – que não se chamava Sybil e sim Mason – e seu tratamento que ocorreu entre os anos de 54 e 65. Em 1977 Sally Field recebeu o Emmy pelo seu papel.

7. As Duas Faces de Um Crime (1996)

Esse com certeza é um dos melhores papéis da carreira de Richard Gere. Ele interpreta um advogado que precisa defender um homem acusado de matar um arcebispo de maneira cruel. Ignore tudo o que você já sabe a respeito de duplas personalidades, esse filme irá te surpreender com o final dele. 

6. Medo (2003) 

Os coreanos parece que se especializaram em fazer filmes de terror e esse é daqueles que se você não assistiu ainda corra para assistir e se ao chegar no final e não entender, recomendo dar uma lida sobre ele e volte a assistir ele novamente. Medo não é um filme de fácil compreensão, sua narrativa é linear, mas o diretor não joga os elementos de um jeito que você possa compreender tudo antes do final. Será que tudo que está acontecendo com a garota é sobrenatural? Será tudo obra da cabeça dela? Esse filme é essencial para quem gosta de filmes sobre múltiplas personalidades.

5. Fragmentado (2016)

M. Night Shyamalan criou um thriller de tirar o fôlego com a criação do homem com inúmeras personalidades que sequestra garotas. A criação do universo compartilhado com Corpo Fechado e Vidro funcionam belamente junto com Fragmento, transformando essa trilogia em uma enigmática franquia de super-heróis realista.

4. Ilha do Medo (2010)

Parece que confundir o espectador é uma regra nos filmes sobre personalidades múltiplas. Ilha do Medo é o filme que você chega ao término e se pergunta se entendeu mesmo seu final. Martin Scorsese fez um ótimo trabalho nessa obra única e de difícil condução. Recomendável para todos os fãs do gênero.

3. Cisne Negro (2010)

Nesse excelente thriller psicológico ambientado nos bastidores do balé. Natalie Portaman interpreta uma bailarina que passa a competir com uma rival o papel principal para interpretar o cisne negro. Ela vai aos poucos mergulhando no seu psicológico e fatos perturbadores passam a acontecer em seu percurso de tentar a todo o custo o papel principal. Natalie Portaman recebeu o Oscar de melhor atriz por esse papel.

2. Psicose (1960)

Adaptado do livro de Robert Bloch esse clássico do terror de Alfred Hitchcock conta com continuações e remakes desnecessários e uma excelente série de televisão (Motel Bates em sua 5ª temporada). Talvez seja a mais antiga história sobre múltiplas personalidades no cinema. Na história Norman Bates é dono de um motel à beira da estrada que recebe todo tipo de pessoa. Sua “mãe” sempre fica na janela a espreita de tudo que o filho faz e essa é a pegada que faz o filme ganhar corpo até chegar em seu final surpreendente. Quem nunca entrou no chuveiro e pensou na música clássica?

1. Clube da Luta (1999)

Um homem (Edward Norton) que sofre com problemas sociais e de insônia se junta com seu novo amigo Tyler (Brad Pitt) e juntos formam um tipo de terapia em grupo que com o tempo passa a receber mais e mais adeptos. Clube da Luta tem um dos melhores Plot Twist do cinema, além de contar com interpretações perfeitas do elenco e contar com uma direção segura do que faz. Adaptado do livro de Chuck Palahniuk (1996) Clube da Luta é essencial para quem gosta do tema e curte uma trama inteligente e uma narrativa surpreendente.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

melhores monstros power rangers

Lista | Os 10 Melhores Monstros de Power Rangers

Samurai Morcego Podcast Episódio 34 – Analisando One Piece 860