A atriz Luana Piovani, de 48 anos, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (20). Ela, aliás, compartilhou uma situação inusitada que viveu enquanto resolvia problemas em um banco. A artista relatou que um homem a questionou. Ele, portanto, perguntou se ela “não tem feito mais nada” profissionalmente. Luana Piovani, então, usou o episódio para fazer uma reflexão. Ela criticou a percepção do público sobre o trabalho do ator.

O relato, consequentemente, gerou debate entre seus seguidores.

“E a senhora, não tem feito mais nada?”

Primeiramente, Luana Piovani contou que estava no banco em um momento de silêncio. Um rapaz, então, quebrou o silêncio. “O rapaz do banco olhou pra mim e falou: ‘e a senhora, não tem feito mais nada?'”, disse a atriz.

Ela, então, respondeu de forma educada. “Eu falei, tô trabalhando em Lisboa. Ele: ‘tá fazendo televisão ou não?’ Eu falei: ‘não, televisão não’. Tô fazendo um espetáculo”, contou.

A crítica de Luana Piovani

Após narrar o diálogo, Luana Piovani fez uma crítica. Ela afirmou que essa é uma pergunta “que todo ator escuta a vida inteira”. Para ela, o público em geral acredita que um ator só está trabalhando se estiver na televisão.

Ela, então, fez uma analogia com outras profissões. “E daí eu fico pensando, será que eles perguntam isso para o marceneiro? Será que eles perguntam isso para o pedreiro?”, questionou. A atriz, portanto, defendeu a natureza de seu trabalho, que é feito por projetos, e não em um escritório com horário fixo.

Longe da TV, mas ativa nos palcos

A percepção do homem no banco, aliás, tem um fundo de verdade. A última novela de Luana Piovani no Brasil foi Guerra dos Sexos, em 2012. Desde então, ela tem se dedicado mais ao teatro, ao cinema e a projetos em Portugal, onde mora.

Atualmente, por exemplo, ela está viajando com o espetáculo Cantos da Lua. Seu último trabalho na TV foi na novela portuguesa Sangue Oculto. O desabafo de Luana Piovani, portanto, expõe um equívoco comum. Ele, afinal, mostra como a ausência na TV aberta brasileira pode criar uma falsa impressão de inatividade para artistas com carreiras consolidadas em outras áreas.

Mostrar menosContinuar lendo