Dona Ruth Moreira, mãe da saudosa cantora Marília Mendonça, quebrou o silêncio sobre a polêmica divisão do seguro do avião em que a filha e outras quatro pessoas morreram, em 2021. Em uma entrevista exclusiva a uma emissora de TV, exibida neste domingo (13), ela negou veementemente que tenha solicitado uma parcela maior da indenização para a família de Marília e afirmou que a partilha desigual foi uma determinação da Justiça.
A controvérsia veio à tona nas últimas semanas, após a filha do piloto do avião, Vitória Medeiros, criticar publicamente o acordo extrajudicial, que destinou quase metade do valor total do seguro ao espólio de Marília Mendonça. Vitória argumentou que, em um seguro por morte, “todas as vidas valem igual”.
A “decisão do juiz” e a defesa do advogado
Em sua primeira manifestação sobre o caso, Dona Ruth se defendeu das acusações de que teria sido insensível ou gananciosa. “Eu não conversei com nenhuma daquelas pessoas”, garantiu, referindo-se às outras famílias. “O doutor [advogado] chegou e falou: ‘O juiz entendeu que tem que ser feito assim e assim. Ele entendeu que a maior parte a Marília tem que receber’. [Foi uma decisão] do juiz”, declarou.
A versão foi corroborada por seu advogado, Robson Cunha. Ele afirmou que Dona Ruth não participou de nenhuma negociação direta e que a proposta inicial, já com a divisão desigual dos valores, partiu do advogado da empresa de táxi aéreo. “Quando nós recebemos a minuta […], nós já recebemos com essa divisão”, disse Cunha, que acrescentou que as famílias que se sentirem lesadas ainda podem buscar outros direitos na Justiça.
“Eu estava vivendo o luto duas vezes”
Dona Ruth também fez um desabafo emocionado sobre a dor da perda, lembrando que a tragédia vitimou não apenas sua filha, mas também seu irmão, Abiceli Silveira Dias Filho, que era assessor de Marília. “O povo só esquece que eu tinha um irmão ali também, não era só minha filha não. Naquele dia morreu meu irmão também. Eu estava vivendo o luto duas vezes”, disse, rebatendo a ideia de que sua família foi a menos impactada.
A divisão da indenização
O seguro da aeronave tinha o valor total de 2 milhões de dólares. Desse montante, pouco mais de 900 mil dólares foram destinados ao espólio de Marília Mendonça, cujo único herdeiro é seu filho, Léo. O restante foi dividido entre as famílias das outras quatro vítimas.
Uma advogada especializada em Direito de Família, ouvida pela reportagem, explicou que, em casos de indenização, a partilha pode variar de acordo com as “condições particulares de cada uma das vítimas”, como a expectativa de vida e a capacidade de gerar renda, sem que isso signifique que uma vida vale mais que outra. A declaração de Dona Ruth busca, portanto, esclarecer sua versão dos fatos em meio a uma das polêmicas mais dolorosas que se seguiram à morte da Rainha da Sofrência.