Mãe de Preta Gil, Sandra Gadelha vive a dor de perder o segundo filho

Com a morte de Preta Gil, sua mãe, Sandra Gadelha, vive a dor de perder um segundo filho. O primogênito, Pedro, morreu em um acidente em 1990.
Mãe de Preta Gil, Sandra Gadelha vive a dor de perder o segundo filho Mãe de Preta Gil, Sandra Gadelha vive a dor de perder o segundo filho
Instagram

Em meio à imensa comoção nacional pela morte da cantora Preta Gil, neste domingo (20), uma outra camada de dor e tragédia familiar vem à tona: a de sua mãe, Sandra Gadelha. Conhecida como a musa inspiradora da canção “Drão”, de Gilberto Gil, Sandra agora enfrenta a dor inimaginável de enterrar um filho pela segunda vez, 35 anos após a morte de seu primogênito, Pedro Gil.

Preta faleceu aos 50 anos, após uma longa e corajosa batalha contra um câncer no intestino. A perda se soma a uma ferida que nunca se fechou na vida de Sandra.

A dor que se repete

A primeira grande tragédia na vida de Sandra Gadelha aconteceu em 1990. Seu filho mais velho, Pedro Gadelha Gil Moreira, um talentoso baterista, morreu aos 19 anos em um trágico acidente de carro no Rio de Janeiro. A perda devastou a família e marcou para sempre a vida de seus pais e irmãs.

Agora, 35 anos depois, a história se repete de uma forma diferente, mas com a mesma dor avassaladora. Com a partida de Preta, Sandra se despede de mais uma de seus três filhos com Gilberto Gil.

A “Drão” de Gilberto Gil

Sandra Gadelha, ou “Drão”, como foi imortalizada na canção do ex-marido, foi uma figura central na vida de Gilberto Gil e no movimento tropicalista. Eles se casaram em 1969 e, juntos, tiveram Pedro, Preta e Maria. Foi ao lado dela que Gil viveu o exílio em Londres, durante a ditadura militar no Brasil. A separação do casal, em 1980, inspirou Gil a compor uma das mais belas e melancólicas canções da MPB, “Drão”.

Sua ligação com a Tropicália era ainda mais profunda: Sandra é irmã de Dedé Gadelha, que foi a primeira esposa de Caetano Veloso.

O sonho da cura como “maior presente”

A relação entre Preta e a mãe era de imensa cumplicidade e amor, algo que a cantora sempre fez questão de exaltar. Em suas redes sociais, as homenagens a “Drão” eram constantes. No aniversário da mãe em 2023, já em meio à sua luta contra o câncer, Preta escreveu um texto que, hoje, soa ainda mais comovente.

“Minha mãe, hoje é seu aniversário e sei que seu maior presente está prestes a acontecer, que é minha cura!”, escreveu a cantora na ocasião, cheia de esperança. “Eu estou aqui firme, cheia de esperança e sei que te darei esse presente! Te amo, meu amor! Você é tudo pra mim”, declarou.

A promessa, infelizmente, não pôde ser cumprida. Agora, em meio ao luto, Sandra Gadelha se despede da filha amada, cercada pelo carinho da família e pela solidariedade de um país que também chora a partida de Preta Gil.

Sobre o autor

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Ler posts desse autor