A batalha legal entre o ator Justin Baldoni e a atriz Blake Lively ganhou um novo desdobramento, arrastando a Disney, a Marvel Studios e grandes nomes da indústria, como Kevin Feige e Bob Iger, para o centro da disputa. De acordo com informações obtidas pela Variety, os executivos e o diretor Shawn Levy receberam uma solicitação formal para “preservar documentos” relacionados à criação e representação de um personagem chamado Nicepool, interpretado por Ryan Reynolds no sucesso de bilheteria de 2024, “Deadpool & Wolverine”.

Entenda a polêmica

A origem da disputa remonta ao set de gravações de É assim que acaba, filme produzido pela Sony, no qual Baldoni e Lively trabalharam juntos. Lively processou Baldoni, acusando-o de assédio sexual e comentários depreciativos sobre sua aparência física após a gravidez. Enquanto o processo segue em andamento, a nova controvérsia surgiu após o lançamento de Deadpool & Wolverine, onde o personagem Nicepool, uma variante satírica de Deadpool, teria feito comentários considerados ofensivos e semelhantes aos que Baldoni teria proferido no set de gravação.

O advogado de Baldoni, Bryan Freedman, alega que o personagem Nicepool foi desenvolvido intencionalmente para zombar de seu cliente e pediu que todas as comunicações internas da Marvel e Disney relacionadas ao personagem sejam preservadas, antecipando uma possível ação judicial.

Declarações polêmicas

Durante uma entrevista ao The Megyn Kelly Show, Freedman destacou que há claras referências a Baldoni no personagem Nicepool, incluindo piadas específicas e traços físicos que seriam uma caricatura do ator. “Não há dúvida de que isso se relaciona com Justin. Qualquer um que assistiu aquele coque sabe”, afirmou Freedman, referindo-se ao penteado usado por Baldoni durante as gravações de É assim que acaba.

Freedman também criticou Reynolds por supostamente banalizar a gravidade das acusações de assédio sexual ao fazer piadas com o tema no filme. Em uma cena específica, Deadpool confronta a misoginia de Nicepool, que responde com ironia: “Está tudo bem, eu me identifico como feminista”, o que Freedman considera um ataque direto a seu cliente.

Pedido formal à Disney e Marvel

A carta enviada pelo advogado em 7 de janeiro solicita que a Disney e a Marvel Studios mantenham registros de qualquer material que possa indicar uma intenção deliberada de zombar ou intimidar Baldoni por meio do personagem Nicepool. Documentos, e-mails e comunicações que envolvam o desenvolvimento e roteiro do filme estão entre os materiais requisitados.

Até o momento, nem a Marvel, nem a Disney, nem Reynolds se manifestaram oficialmente sobre o assunto. O caso segue em análise, e especialistas acreditam que a disputa pode se desdobrar em uma ação judicial envolvendo grandes nomes da indústria cinematográfica.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor