Marvel Studios agenda quarto filme para 2028 e gera debate sobre sua nova estratégia

Marvel Studios agenda um quarto filme para 2028, gerando debate sobre a nova estratégia de “qualidade sobre quantidade” da Disney.
Cena dos portais de "Vingadores: Ultimato" quase foi diferente, revelam diretores Cena dos portais de "Vingadores: Ultimato" quase foi diferente, revelam diretores
Disney

A Marvel Studios adicionou uma nova data de lançamento ao seu calendário, agendando um filme ainda sem título para 15 de dezembro de 2028. O anúncio, feito pela Disney na última quarta-feira, 18, surpreendeu analistas e fãs, pois este seria o quarto longa do estúdio previsto para aquele ano, um volume de produção que parece contradizer a recente e muito divulgada nova filosofia de “qualidade sobre quantidade” da empresa.

Quatro filmes em um ano: um retorno à antiga fórmula?

Caso todas as quatro datas para 2028 (fevereiro, maio, novembro e agora dezembro) sejam mantidas, seria um retorno ao ritmo de produção intenso que marcou a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Essa estratégia, no entanto, foi recentemente criticada pelo próprio CEO da Disney, Bob Iger.

Em maio deste ano, durante uma conferência com investidores, Iger admitiu que a Marvel “perdeu um pouco o foco ao produzir demais”. “Todos sabemos que, em nosso zelo por inundar nossa plataforma de streaming com mais conteúdo, recorremos a todos os nossos motores criativos, incluindo a Marvel, e os fizemos produzir muito mais”, disse ele. “Aprendemos com o tempo que quantidade não necessariamente gera qualidade. […] Ao consolidar um pouco e fazer com que a Marvel se concentre muito mais em seus filmes, acreditamos que isso resultará em melhor qualidade.”

LEIA TAMBÉM  Eternos é cancelado na Arábia Saudita e no Kuwait por romance gay

A estratégia por trás das datas “placeholder”

Apesar da aparente contradição, não está claro se a Marvel de fato lançará quatro filmes em 2028. A Disney tem um histórico de reservar datas de lançamento com anos de antecedência, uma prática comum em Hollywood para garantir as melhores janelas no calendário e impedir que estúdios concorrentes ocupem esses espaços.

LEIA TAMBÉM  Karla Sofía Gascón nega insultos a Selena Gomez e fala sobre polêmicas nas redes

Muitas vezes, essas datas funcionam como “placeholders” (marcadores de posição) e são alteradas ou canceladas conforme os projetos evoluem. Um exemplo recente foi o filme “Blade”, que só foi oficialmente removido de sua data de novembro de 2025 depois que a Disney estava pronta para encaixar “Predador: Terras Ermas”, da 20th Century Studios, no mesmo lugar.

O futuro do MCU: menos filmes e o foco nos X-Men

A estratégia de “menos é mais” é visível nos cronogramas de 2026 e 2027. Após a estreia de “O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” em julho do próximo ano, a Marvel planeja lançar apenas dois filmes em 2026: “Homem-Aranha: Um Novo Dia” em julho e “Vingadores: Apocalipse” em dezembro. Para 2027, o plano é o mesmo: um filme sem título em julho e o grandioso final da saga, “Vingadores: Guerras Secretas”, em dezembro.

LEIA TAMBÉM  Fazer Vingadores foi como “atuar em um teatro barato sem cenário”, diz Josh Brolin

Após “Guerras Secretas”, que encerrará a Saga do Multiverso, a expectativa é que o foco da Marvel se volte para os mutantes. O diretor de “Thunderbolts*”, Jake Schreier, já foi escolhido para dirigir o primeiro filme dos X-Men no MCU. Outros projetos em desenvolvimento que poderiam ocupar as datas de 2028 incluem o adiado “Blade”, um possível “Pantera Negra 3” e uma sequência de “O Quarteto Fantástico”.

O agendamento de um quarto filme para 2028, portanto, pode ser mais uma jogada de negócios para garantir flexibilidade do que um abandono da nova filosofia. Resta saber quais desses muitos projetos em desenvolvimento realmente verão a luz do dia e em que ritmo a Marvel escolherá para contar suas próximas grandes histórias.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor