Em uma das revelações de bastidores mais frustrantes da história dos games, o lendário criador Hideo Kojima revelou que a Konami aparentemente rejeitou uma oferta direta das irmãs Wachowskis para que ele desenvolvesse um jogo da franquia Matrix – e o pior de tudo: ele nunca foi informado sobre a proposta.
A história, que surgiu pela primeira vez no início desta semana, foi agora comentada pelo próprio Kojima em sua conta no X (antigo Twitter), onde ele confirmou que esteve com as diretoras na época, mas que a oferta “barrada” por um executivo da Konami nunca chegou aos seus ouvidos.
A história do “Não” da Konami
A polêmica começou com uma entrevista de Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente da Konami, ao site Time Extension. Ele relembrou que, na época da estreia japonesa do primeiro Matrix (1999), as Wachowskis visitaram a sede da Konami e se reuniram com o chefe da divisão, Kazumi Kitaue.
“As duas entraram (…) e efetivamente disseram a Kojima: ‘Nós realmente queremos que você faça o jogo de Matrix. Você pode fazer isso?'”, relembrou Bergstresser. “Aki [o tradutor] traduziu isso para o Sr. Kitaue, e Kitaue apenas olhou para elas e disse categoricamente: ‘Não.'”
Kojima responde: ‘Ninguém nunca me contou’
A revelação chocou a comunidade de games, mas ninguém ficou mais surpreso que o próprio Hideo Kojima. Em um longo post no X, ele contou seu lado da história, confirmando os encontros, mas negando ter participado da fatídica reunião de negócios.
“Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as irmãs Wachowski ‘me ofereceram um projeto de jogo de Matrix’ em 1999”, escreveu Kojima. “Em todos esses 26 anos, ninguém nunca me contou que tal conversa havia acontecido.”
Ele detalhou sua agenda naquele dia:
- Pela manhã, ele teve uma entrevista com as Wachowskis para a revista Famitsu.
- À tarde, elas foram convidadas para a sede da Konami.
- Kojima só chegou ao local após a reunião delas com o Sr. Kitaue ter terminado.
“Quando cheguei à sede, a reunião delas com o Sr. Kitaue (…) tinha acabado de terminar. Eu me juntei a elas depois, e conversamos por cerca de uma hora sem intérprete”, explicou. “Mesmo então [na festa de estreia, mais tarde], não houve menção a uma oferta.”
‘Talvez houvesse um jeito de fazer funcionar’
A parte mais comovente da revelação de Kojima é sua reflexão sobre o “e se”. Ele admite que, na época, estava “extremamente ocupado” com o desenvolvimento de Metal Gear Solid 2 e “provavelmente não poderia ter aceitado a oferta imediatamente”.
No entanto, ele finaliza com uma frase que deixa claro seu desapontamento com a Konami por ter tomado a decisão por ele: “Mas se alguém tivesse me contado, talvez houvesse um jeito
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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