Funkeiro teve acessórios e carros liberados após decisão judicial; ele segue sob investigação na Operação Rifa Limpa
O funkeiro MC Poze do Rodo recuperou nesta quinta-feira (24) suas joias de alto valor que estavam apreendidas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro desde novembro de 2024. Os 21 itens, avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões, foram liberados após um recurso aceito pela Justiça, que permite que o artista mantenha os bens sob sua posse enquanto prossegue a investigação da Operação Rifa Limpa.
Além das joias, os carros de luxo do cantor também foram devolvidos. Entre os veículos estão modelos das marcas BMW, Land Rover e Honda. Em seu perfil nas redes sociais, Poze celebrou a decisão com uma foto em frente à Cidade da Polícia, exibindo parte dos acessórios já no corpo.
“Eu só quero o que é meu, e o que Deus generosamente me dá”, escreveu ele.
Em outro post, reforçou:
“Tropa, minhas coisas foram devolvidas. Meus ouros e meus carros.”
Apesar da liberação, a Justiça estabeleceu que nenhum item pode ser vendido, transferido ou alterado até a conclusão do processo judicial.
Ver essa foto no Instagram
Investigação de rifas ilegais
MC Poze, ao lado da esposa, a influenciadora Vivi Noronha, é um dos alvos da Operação Rifa Limpa, que apura a realização de sorteios irregulares promovidos nas redes sociais. Segundo a polícia, o esquema utiliza mecanismos que imitam os sorteios da Loteria Federal para simular legalidade, mas com aplicativos não auditados e possíveis manipulações.
Além do casal, outros influenciadores digitais também foram investigados sob suspeita de envolvimento em crimes como jogo de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A legislação brasileira só permite rifas com autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda, e a prática é restrita a entidades sem fins lucrativos. A continuidade do processo contra os envolvidos deve determinar se houve ou não infrações penais e quais sanções poderão ser aplicadas.