Melhores games lineares que parecem de mundo aberto
Embora o número de jogos de mundo aberto tenha crescido significativamente nos últimos anos, muitos jogos lineares ainda permanecem populares. O interessante é que alguns deles incorporam elementos de mundo aberto, seja através de grandes mapas, exploração ou desafios secundários. Abaixo, listamos alguns dos melhores títulos lineares que, por seus elementos expansivos, fazem você sentir como se estivesse em um jogo de mundo aberto.
Tomb Raider (2013)
O reboot de Tomb Raider é um exemplo clássico de como jogos lineares podem incorporar elementos de exploração. Lara Croft e seus aliados caem em uma ilha dividida em regiões, que você explora à medida que a narrativa avança. Essas áreas possuem colecionáveis, desafios e a possibilidade de retorno a locais anteriores, o que oferece uma sensação de liberdade. No entanto, com um foco claro na progressão da história e apenas um caminho principal a seguir, o jogo mantém sua estrutura linear.
Dishonored 2
Dishonored 2 é outro título que se destaca por sua abordagem não convencional da linearidade. Cada missão coloca o jogador em distritos amplos, que mais se parecem com mini mapas de mundo aberto. O jogador tem liberdade para escolher diferentes caminhos e abordagens, aumentando a sensação de exploração. No entanto, como as missões seguem uma ordem fixa e estão centradas em objetivos específicos, o jogo se mantém dentro dos parâmetros de uma experiência linear.
Super Mario Odyssey
Apesar de seus mundos separados e estruturados como níveis, Super Mario Odyssey passa uma sensação de exploração e liberdade típica de jogos de mundo aberto. Cada um dos mundos contém luas de poder que podem ser obtidas de várias maneiras, incentivando o jogador a explorar e completar pequenos desafios. Mesmo com essa liberdade, o fato de os mundos serem individuais e não conectados impede que ele seja classificado como um jogo de mundo aberto.
Life is Strange: True Colors
Em Life is Strange: True Colors, o cenário da pequena cidade de Haven oferece uma experiência de exploração limitada, mas significativa. Alex Chen, a protagonista, pode caminhar pela cidade e interagir com seus habitantes, descobrindo histórias paralelas enquanto explora o local. Embora a sensação de liberdade seja forte, o foco na narrativa principal e a progressão linear dos eventos o mantém longe de ser um título de mundo aberto.
Hitman: World of Assassination
A trilogia Hitman: World of Assassination oferece uma das experiências mais expansivas em termos de jogabilidade aberta dentro de um título linear. Cada nível é um grande e detalhado mapa, onde a exploração é fundamental para o sucesso das missões. A liberdade de abordagem é enorme, permitindo que os jogadores escolham como completar seus objetivos. No entanto, como não há missões secundárias ou atividades além da missão principal, o jogo ainda se classifica como linear, apesar de sua natureza aberta.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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