A apresentadora Adriane Galisteu, de 51 anos, usou suas redes sociais para continuar uma conversa franca e necessária sobre a menopausa. Em uma interação com seus seguidores nesta quarta-feira (02), ela abriu o jogo sobre um dos sintomas que mais afetam a autoestima das mulheres nessa fase: a queda de cabelo. Com a sinceridade que lhe é característica, Galisteu confirmou que também enfrenta o problema e compartilhou como tem lidado com a situação.

Tudo começou quando uma fã, em uma caixinha de perguntas no Instagram, lamentou: “Seu cabelo caiu por conta da menopausa? O meu está caindo horrores”. A apresentadora não hesitou em responder e mostrar que a seguidora não estava sozinha. “Horrores! Meu cabelo está caindo, sim, e meu cabelo afinou, sim”, confirmou.

A busca por tratamentos e o bom humor

Galisteu contou que já está tomando medidas para contornar o problema. “Estou tomando uma vitamina que comprei agora lá fora. Achei que está dando uma melhorada, mas o cabelo afina mesmo. Isso é normal”, explicou, normalizando o sintoma.

Ela também revelou que está considerando um tratamento mais intensivo. “Existe um tratamento com agulhadas que algumas dermatologistas fazem. Estou tomando coragem para fazer”, disse, referindo-se provavelmente a técnicas como a mesoterapia capilar. Com bom humor, ela concluiu: “O fato é que a gente tem que segurar (os fios) que ficaram na cabeça”.

Ainda na conversa, ao ser perguntada se ainda come doces, ela confessou, rindo: “Como doces horrores. Não posso ver um chocolatinho”.

“Com a menopausa há parada da produção dos hormônios femininos, principalmente do estrogênio, e com isso há uma queda de cabelo mais acentuada nessa fase. Outros fatores, como má alimentação, o estresse, e o excesso de hormônio masculino também impactam neste processo. Então, atenção às pacientes que usam testosterona na reposição: isso afeta o cabelo, contribuindo para a queda. Por outro lado, vitaminas e suplementos podem ajudar na recuperação do cabelo”, diz o Prof. Dr. José Carlos Sadalla, ginecologista da Clínica Andrade & Sadalla.

Quebrando tabus sobre a menopausa

A iniciativa de falar abertamente sobre a queda de cabelo faz parte de um movimento maior de Adriane Galisteu para quebrar os tabus que cercam a menopausa. Na última segunda-feira (30), ela já havia compartilhado uma experiência pessoal, ao ser abordada por uma mulher no vestiário da academia que estava se sentindo perdida com os sintomas da nova fase.

“Ela estava naquele momento em que me reconheço, naquele desespero em que você fala ‘não sei mais o que fazer ou para onde ir’”, relatou Galisteu, que usou o episódio para aconselhar suas seguidoras. “Tem que procurar ajuda e um caminho seguro”, disse, citando sua própria experiência positiva com a reposição hormonal, que, segundo ela, demorou cerca de três semanas para mostrar os benefícios.

Ao usar sua plataforma para discutir temas como reposição hormonal, queda de cabelo e outros desafios de forma aberta e honesta, Adriane Galisteu se torna uma importante voz na desmistificação da menopausa, oferecendo informação e, acima de tudo, um sentimento de comunidade e apoio para as mulheres que atravessam essa fase da vida.

Mostrar menosContinuar lendo