Michael Mann revela novidades sobre Fogo contra Fogo 2 e projeto interativo Ferrari Expanded
Um Michael Mann decididamente tímido falou pouco sobre Fogo contra Fogo 2, seu filme de continuação do drama policial Fogo contra Fogo de 1995, estrelado por Al Pacino e Robert De Niro, enquanto participava do Red Sea Film Festival no domingo.
“O próximo (filme) que eu gostaria de fazer é Fogo contra Fogo 2”, Mann reiterou em Jeddah, Arábia Saudita, durante uma conversa informal na cidade velha Al-Balad após uma exibição anterior de Heat no festival. Ele teve o cuidado de revelar pouco sobre o roteiro do projeto, que Mann supostamente montou na Warner Bros. “Tem que ser concluído muito em breve.” A sequência de Heat está em banho-maria há algum tempo, mas Mann deu nova vida ao projeto com seu romance policial Heat 2 de 2022, coescrito pela diretora e autora de 81 anos Meg Gardiner, que atua como uma prequela e uma sequência do clássico policial de Mann de 1995. O livro se tornou um best-seller nº 1 do New York Times. Mais recentemente, houve relatos de que a Warner Bros., que lançou o primeiro filme, está a bordo para financiar o desenvolvimento de Heat 2 e que Adam Driver, que estrelou o longa de Mann de 2023, Ferrari, está em negociações para interpretar o jovem Neil McCauley, o ladrão brilhante interpretado por Robert DeNiro no primeiro filme.
Heat, coestrelado por Tom Sizemore, Jon Voight e Val Kilmer, é um filme de ação de gato e rato centrado em um detetive obsessivo de Los Angeles, interpretado por Al Pacino, tentando rastrear e capturar McCauley, cuja equipe é responsável por uma série de assaltos descarados e de alto risco.
Ferrari Expanded: uma jornada interativa
Mann também falou no domingo sobre Ferrari Expanded, uma jornada interativa de site que ele criou para levar os espectadores para dentro de como ele dirigiu a Ferrari. O recurso online, que requer um passe de acesso pago, oferece 20 minidocumentários, um baú de tesouro de materiais do diretor, galerias de fotos, storyboards, páginas de roteiro anotadas e outros materiais para dar uma olhada por trás das câmeras no que foi feito para fazer o filme.
“Acumulamos muito material”, Mann lembrou enquanto pesquisava a história de Enzo Ferrari, o empresário de carros de corrida interpretado por Driver, e suas lutas pessoais e profissionais. O objetivo, disse Mann, era criar um site que pudesse “contar a história do que é fazer um filme de dentro do filme, direto de mim para o público, sem nenhum intermediário”.
Mann explicou que seu foco na Ferrari, além de cenas de corrida emocionantes, virou personagem e relacionamentos-chave, incluindo entre Enzo e Laura (esposa de Enzo, interpretada por Penélope Cruz) e Enzo e Lena (sua amante, interpretada por Shailene Woodley).
Mann prestou homenagem a Cruz por ter uma ideia firme de sua personagem, Laura Ferrari, no set. “Ela é completamente autoconfiante. Ela tem um senso primitivo, quase tribal, de saber uma coisa quando ela sabe algo que você não consegue abalar”, lembrou o diretor da Ferrari.
Mann fez uma narração para muitos dos vídeos incluídos no tesouro de materiais para Ferrari Expanded, explicando por que ele escolheu tomadas, cenas e até mesmo uma sequência de ópera específicas para Ferrari. O site também tem notas de personagens do roteiro original e filmagens de Mann no set dando instruções aos membros do elenco em Modena, Itália, onde as filmagens ocorreram.
O roteiro e as notas anotadas para si mesmo estão incluídas no site, Mann acrescentou, dizendo que as notas o ajudaram como diretor a permanecer no caminho certo e “no ritmo”, como ele disse, enquanto estava cercado pelo tumulto da produção diária enquanto filmava Ferrari ao longo de seis meses.
Ferrari Expanded relembra os comentários em áudio do diretor comuns em lançamentos tradicionais de DVD de filmes e que também ajudaram os cinéfilos a aprender mais sobre produção cinematográfica. Esses comentários chegaram mais aos podcasts na era do streaming de filmes.