Ex-primeira-dama dos EUA rebate rumores e reflete sobre liberdade pessoal após anos dedicados à família e à política

Na última terça-feira (8), Michelle Obama participou do podcast Work in Progress, da iHeart Radio, e falou pela primeira vez sobre os rumores de divórcio com Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. De forma franca, Michelle atribuiu o surgimento das especulações à sua nova postura de autonomia e à dificuldade que as pessoas têm de aceitar que uma mulher faça escolhas por si mesma.

“É a primeira vez na minha vida que todas as minhas escolhas são para mim”, declarou Michelle. Ela explicou que, por anos, teve sua liberdade limitada pelos papéis que ocupava como mãe e como primeira-dama, priorizando as necessidades da família e do marido. “Agora não posso culpar ninguém além de mim pelas minhas decisões e indecisões.”

Segundo Michelle, a simples ideia de que ela pudesse estar tomando decisões por si mesma causou confusão no público. “Tanto que, este ano, as pessoas nem conseguiam imaginar que eu estava fazendo uma escolha por mim mesma, então presumiram que meu marido e eu estávamos nos divorciando”, comentou, ironizando a forma como a sociedade ainda lida com a independência feminina.

Resistência à negatividade e conselhos sobre redes sociais

Michelle também comentou como ela e Barack lidaram com a pressão pública durante e após os oito anos na Casa Branca. Em seu próprio podcast, IMO with Michelle Obama and Craig Robinson, gravado com seu irmão Craig, ela relembrou o bombardeio de críticas e teorias da conspiração enfrentados pelo casal, desde dúvidas sobre a cidadania de Barack até ataques ao patriotismo da família.

“Nós nunca nos deixamos afetar por isso. A chave foi nunca viver através das redes sociais”, afirmou. Como conselho aos jovens, ela destacou: “Não deixe a energia negativa entrar no seu espaço. Muitas dessas coisas são inventadas e não te alimentam. Precisamos nos desconectar um pouco do celular.”

Mostrar menosContinuar lendo