Microsoft realiza novo corte de 650 postos de trabalho em sua divisão de games

A Microsoft anunciou mais um corte significativo em sua divisão de games, demitindo 650 funcionários, de acordo com um memorando interno obtido pelo IGN. O corte recente soma-se às 1.900 demissões que ocorreram no início de 2024, resultando em um total de 2.550 dispensas entre janeiro e setembro deste ano. Essas mudanças refletem um ajuste estratégico da empresa, que busca reestruturar suas operações sem comprometer o desenvolvimento de seus principais produtos.

O corte mais recente representa uma redução de aproximadamente 3% na força de trabalho global da Microsoft, que possui mais de 200 mil funcionários. O CEO da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, destacou no comunicado que essas demissões afetarão principalmente cargos corporativos e de suporte. O objetivo, segundo Spencer, é garantir o sucesso a longo prazo dos negócios, alinhando os recursos com as necessidades estratégicas da empresa.

Reestruturação sem impacto no desenvolvimento de games

Phil Spencer, em seu comunicado, enfatizou que apesar das demissões, nenhum jogo será cancelado e nenhum estúdio será fechado. Ele reiterou que a decisão faz parte de um esforço para ajustar a estrutura da Microsoft Gaming após diversas aquisições recentes, permitindo que a empresa se posicione de maneira mais competitiva no futuro.

“Estamos profundamente gratos pelas contribuições dos nossos colegas que estão a aprender que são afetados”, afirmou Spencer, referindo-se aos funcionários demitidos. Nos Estados Unidos, os colaboradores receberão pacotes de indenização que incluem benefícios como extensão de serviços de saúde e suporte de recolocação profissional. Fora do país, os benefícios variarão conforme as políticas locais.

Spencer também ressaltou que as equipes e recursos corporativos estão sendo ajustados para apoiar melhor as unidades de negócios, especialmente as equipes de estúdios que continuam a trabalhar em novos títulos. Ele reconheceu que a notícia é difícil de ouvir e que este é um momento desafiador para todos na empresa, mas expressou confiança de que a equipe permanecerá resiliente e unida.

Esses ajustes, embora impactem significativamente a estrutura corporativa da Microsoft, indicam uma tentativa de manter o foco no desenvolvimento e entrega de jogos de qualidade, sem interromper a produção de títulos em andamento ou o fechamento de estúdios.

A Microsoft Gaming, que inclui a Xbox Game Studios e outras subsidiárias, vem passando por um período de transição após várias aquisições de grandes estúdios. No entanto, a empresa parece determinada a garantir que essas mudanças não afetem os consumidores finais, mantendo seus compromissos com o desenvolvimento de novos jogos e dispositivos.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor