‘MindsEye’ é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic

“MindsEye”, do ex-produtor de GTA, é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic, com uma nota média de 37/100.
'MindsEye' é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic 'MindsEye' é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic
Reprodução

O lançamento desastroso de “MindsEye”, o primeiro grande jogo do estúdio Build a Rocket Boy, do veterano de “GTA” Leslie Benzies, acaba de receber um título que nenhum desenvolvedor deseja: o de jogo com a pior avaliação de 2025 no agregador de críticas Metacritic. Com uma média de apenas 37/100, o ambicioso jogo de ação amarga a última posição na lista dos principais lançamentos do ano.

Do hype à decepção: uma queda vertiginosa

A jornada de “MindsEye” até o fundo do poço foi rápida. Lançado no início de junho, o jogo rapidamente se tornou notório por seus inúmeros bugs, problemas de performance e uma inteligência artificial falha. A situação foi tão grave que a PlayStation teria começado a emitir reembolsos para jogadores insatisfeitos, um movimento raro reservado para lançamentos excepcionalmente problemáticos.

Agora, com um número suficiente de análises da crítica especializada publicadas, o Metacritic consolidou o veredito. Com base em oito críticas, cujas notas variam de um mínimo de 20/100 a um máximo de 50/100, “MindsEye” ocupa atualmente a 184ª posição no ranking de jogos de 2025, o último lugar da lista. Ele está muito distante de títulos aclamados que estão no topo, como “Clair Obscur: Expedition 33”, “Split Fiction” e “Blue Prince”.

É importante notar que a lista do Metacritic exclui jogos com menos de sete avaliações da crítica, então pode haver títulos menos conhecidos com notas piores, mas, entre os principais lançamentos do ano, “MindsEye” detém o infame título.

Os problemas vão além dos bugs

Em resposta ao lançamento caótico, a Build a Rocket Boy emitiu um comunicado na semana passada, afirmando estar “de coração partido” e prometendo uma série de correções para os problemas técnicos. A primeira dessas atualizações já foi lançada.

No entanto, as críticas ao jogo vão além dos problemas de performance. A narrativa e a jogabilidade também foram alvos de duros comentários. Uma das análises citadas no agregador, por exemplo, criticou a “história medíocre e jogabilidade sem graça” do título, chamando-o de “um jogo de ação e aventura extremamente decepcionante que não é satisfatório como um retorno ao gênero antigo nem oferece uma base sólida para outros desenvolverem”.

Esse tipo de problema fundamental de design, diferente de bugs e travamentos, geralmente não pode ser corrigido com atualizações pós-lançamento, o que torna a jornada de redenção de “MindsEye” ainda mais desafiadora.

O peso do legado de “GTA”

A imensa decepção com “MindsEye” é amplificada pelo pedigree de seu criador. Leslie Benzies foi o presidente da Rockstar North e um dos principais produtores da série “Grand Theft Auto”, de “GTA III” a “GTA V”. A expectativa era que seu novo estúdio, a Build a Rocket Boy, entregasse uma experiência com um nível de qualidade e inovação similar.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor