O humor brasileiro está de luto. A lendária atriz e comediante Berta Loran faleceu na noite de domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A artista, que estava a poucos meses de completar um século de vida, estava internada em um hospital particular em Copacabana. A causa da morte não foi divulgada.

Com uma carreira de mais de 70 anos, Berta foi uma das pioneiras da comédia na televisão brasileira, imortalizando personagens em programas clássicos da TV Globo, como Balança Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total. Sua partida encerra um capítulo de ouro da história da TV no país.

Uma vida dedicada ao humor

Com uma carreira que se confunde com a da própria televisão, Berta Loran foi uma das figuras centrais na construção da comédia no Brasil. Ela estreou na TV Globo em 1966 e, desde então, participou de dezenas de programas humorísticos que marcaram época e divertiram gerações de brasileiros. Seu currículo inclui clássicos como Satiricom (1973), Planeta dos Homens (1976) e, mais recentemente, participações em A Grande Família (2012).

Da Polônia para os palcos e telas do Brasil

Nascida Basza Ajs em Varsóvia, na Polônia, a atriz chegou ao Brasil com a família aos 9 anos. Em uma entrevista de 2011, ela contou a curiosa origem de seu sobrenome artístico, que adotou em 1952. “Quando fazia teatro de revista, observei que as pessoas não sabiam falar o meu nome. Aí, uma amiga sugeriu Loran, já que eu era loira”, relembrou, com o bom humor que a caracterizava.

A versatilidade que também brilhou nas novelas

Apesar de ser consagrada como uma gigante do humor, a versatilidade de Berta também brilhou na dramaturgia. A atriz marcou presença em novelas de grande sucesso, como Amor com Amor se Paga (1984), Cambalacho (1986) e Cordel Encantado (2011).

Seu último trabalho nas telas foi em 2019, aos 93 anos, quando fez uma participação especial na novela A Dona do Pedaço, mostrando seu amor pela profissão até o fim. Reclusa nos últimos anos, Berta Loran deixou um legado imenso e uma filosofia de vida que ela resumiu perfeitamente em uma entrevista ao “Memória Globo”: “Você pode perder apartamento, joia, dinheiro, e até um grande amor. (…) Agora, o humor não pode ser perdido. Humor é tudo na vida.”

Mostrar menosContinuar lendo