O mundo do xadrez está de luto pela perda precoce de um de seus maiores talentos e comunicadores. O Grande Mestre (GM) americano Daniel Naroditsky morreu inesperadamente aos 29 anos. A informação foi confirmada por sua família em um comunicado divulgado na segunda-feira (20) pelo Charlotte Chess Center, instituição onde ele atuava como treinador. A causa da morte não foi revelada.

Conhecido tanto por sua brilhante carreira competitiva quanto por sua imensa popularidade como streamer e comentarista online, Naroditsky era visto como uma das figuras mais importantes na popularização do xadrez para uma nova geração.

‘Talentoso jogador, educador e membro estimado da comunidade’

No comunicado, a família expressou sua dor e pediu privacidade. “É com muita tristeza que compartilhamos o falecimento inesperado de Daniel Naroditsky. Daniel era um talentoso jogador de xadrez, educador e membro estimado da comunidade de xadrez. Ele também era um filho, irmão e amigo leal”, diz a nota. “Vamos honrar Daniel lembrando sua paixão pelo xadrez e a inspiração que ele trouxe para todos nós”.

Um prodígio do tabuleiro à internet

A paixão de Daniel Naroditsky pelo xadrez começou cedo, aos seis anos, apresentado ao jogo pelo irmão mais velho. Seu talento logo se destacou. Em 2007, com apenas 12 anos, ele venceu o Campeonato Mundial Juvenil Sub-12. Três anos depois, em 2010, se tornou um dos autores mais jovens da história a publicar um livro sobre o jogo, “Mastering Positional Chess”.

O auge de sua carreira competitiva veio em 2013, quando venceu o Campeonato Juvenil dos Estados Unidos, conquistando no mesmo ano o título de Grande Mestre (GM), a mais alta honraria do xadrez mundial.

Após se formar na prestigiosa Universidade Stanford, Naroditsky encontrou uma nova vocação no mundo digital. Ele se tornou um dos maiores influenciadores de xadrez do planeta, acumulando mais de 500 mil inscritos em seu canal no YouTube e 340 mil seguidores na Twitch, onde compartilhava seu conhecimento e paixão pelo jogo com um público vasto e engajado. Desde 2022, ele também atuava como colunista de xadrez do jornal The New York Times.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor