Ex-zagueiro Tonhão, ídolo do Palmeiras, morre aos 55 anos
Nesta terça-feira, foi confirmada a morte do ex-zagueiro Antônio Carlos da Costa Gonçalves, conhecido como Tonhão, aos 55 anos. Ele estava internado e a notícia foi divulgada por um de seus filhos nas redes sociais. Tonhão teve uma carreira marcante no futebol brasileiro, com passagens por clubes como Goiás, Internacional, Inter de Limeira, América-SP, Nacional-SP e Americana, mas seu maior destaque foi no Palmeiras, onde fez história entre 1988 e 1996.
Carreira e legado no Palmeiras
Formado nas categorias de base do Palmeiras, Tonhão vestiu a camisa alviverde em 161 partidas, sendo um dos pilares do time durante um dos períodos mais vitoriosos do clube. Ele foi titular na conquista do Campeonato Paulista de 1993, encerrando um jejum de títulos estaduais que já durava 16 anos. No ano seguinte, o ex-zagueiro contribuiu para mais um título paulista e conquistou o bicampeonato brasileiro (1993 e 1994), além do Torneio Rio-São Paulo (1994).
O Palmeiras prestou uma homenagem ao ex-atleta, lamentando sua morte:
“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte do ídolo Tonhão, aos 55 anos. Bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994, Tonhão será sempre lembrado pela garra exibida dentro de campo e pelo amor dedicado à camisa alviverde, com a qual disputou 161 jogos e fez quatro gols. Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos do ex-zagueiro, com quem nos solidarizamos neste momento de imensa tristeza e saudade.”
Uma figura inesquecível no futebol brasileiro
Tonhão será lembrado não só pelos títulos conquistados, mas também por sua entrega e dedicação ao futebol. Ele marcou época no Palmeiras com sua determinação em campo, sendo um dos jogadores mais queridos pela torcida. Sua morte representa uma grande perda para o futebol brasileiro e para todos que acompanharam sua trajetória.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br